Informe no campo Descrição a identificação contábil a ser cadastrada. Essa descrição deve ser única para cada ID Contábil.
Depois selecione na Conta Débito e na Conta Crédito qual conta deve ser Debitada e qual deve ser Creditada, respectivamente, ao efetuar operações com este ID. Se desejar, clique no botão para abrir a janela para selecionar a Conta Contábil.
Não necessariamente você deve selecionar as contas débito e crédito para todos os ID's. Você pode optar por uma dessas quatro opções:
Apenas conta de Débito: Você só informa a conta que será debitada. A conta a ser creditada será definida pela operação. Exemplo: ao lançar a entrada de uma nota fiscal de fornecedor, a conta do ID será debitada, e a conta do fornecedor será creditada.
Apenas conta de Crédito: Você só informa a conta que será creditada. A conta a ser debitada depende da operação. Exemplo: ao emitir uma nota fiscal para um cliente, a conta do cliente será debitada, e a conta informada no cadastro do ID será creditada.
Conta de Débito e Crédito: Você define tanto a conta de débito quanto a de crédito. Essas contas serão usadas sempre que o ID for vinculado, independentemente da operação, a menos que o parceiro tenha uma conta contábil própria.
Sem informar contas: Nenhuma conta é informada, então as operações com esse ID não são contabilizadas. Isso pode ser útil quando ainda não foi decidido como contabilizar algo, como uma nota fiscal.
Assim que forem selecionadas, as informações das contas serão exibidas ao lado dos campos. Na imagem abaixo, como somente a conta débito foi informada, não há informação sendo exibida na conta crédito.
O campo Movimentação Física do Item (Sped) permite indicar se a operação de movimentação do estoque é física ou simbólica. Selecione:
Esse campo tem relação direta com a geração do Sped Fiscal e Sped Contribuições.
Na guia Impostos, coloque quais lançamentos devem ser realizados simultaneamente, referente aos impostos de ICMS, PIS e COFINS que incidem na operação efetuada quando for utilizado esse ID Contábil. Para isso, clique no botão Incluir Novo e preencha a tela que se abre.
Em Campo escolha o tipo de imposto, informe as contas serem Debitadas e Creditadas respectivamente, adicione o Histórico Padrão do lançamento e clique em Adicionar.
As informações serão listadas na grade da guia Impostos e abaixo dela, é possível ativar duas opções:
Na guia Retenções, pode-se relacionar as retenções que incidem sobre as operações que serão feitas com esse ID. Para isso, clique no botão Incluir Novo e preencha o Fornecedor Beneficiário e a Retenção:
Fique atento:
Os dados serão carregados na grade da guia. Abaixo dela, pode-se definir o Tipo operação: se Entrada ou Saída (este campo é opcional).
Na guia SPED PIS/CONFINS, informe o Código BC Crédito (código da base de cálculo de crédito) e o Código do Tipo de Crédito de acordo com a tabela SPED. Essa classificação deve ser feita corretamente, uma vez que fará parte do SPED gerado posteriormente.