Sempre que uma consulta é realizada, os dados são visualizados em uma tabela, geralmente com várias colunas, mas nem sempre precisamos de todas elas para realizar uma análise. As vezes queremos consultar poucos campos, como por exemplo "Clientes Aniversariantes do Mês", "Produtos com data de Validade Próxima", "Itens com Estoque Muito Baixo", enfim. Nesses casos, você não precisará visualizar muitas colunas, apenas as relacionadas à informação desejada.
Diante disso, temos a possibilidade de customizar a forma de visualizar esses resultados. Contamos com a função Visualização em nosso ERP para personalizar quais informações serão listadas, e também a ordem em que aparecerão. Inclusive, a própria visualização padrão do ERP pode ser customizada para as necessidades locais de sua empresa.
Antes de conferir como customizar modos de visualização, acesse Cartão de consultas: pesquisas a um clique para entender como as consultas podem ser realizadas e depois confira Como Gerar Relatórios.
Vamos lá?
Na mesma tela em que foi realizada a consulta existe um botão chamado Visualização e é por meio dele que você acessará todas as visualizações existentes. Para criar uma nova, clique em Customizar e o painel será aberto:
Para nomear, basta digitar o nome desejado na barra superior do painel e clicar na opção que aparecerá abaixo dela escrito TOQUE AQUI para criar a visualização 'o nome que foi digitado'
Da mesma forma que os campos são selecionados para gerar um relatório, eles também o são aqui.
À esquerda, os Campos Disponíveis são listados em ordem alfabética. Para movê-los até a lista dos Campos Selecionados, clique sobre o campo desejado e utilize o botão indicado ao lado para movê-lo. | |
Para realizar a ação inversa, utilize: | |
Se você apertar o primeiro botão, todos os campos serão movidos para a lista da direita independente daquele que você já tinha selecionado. | |
Para realizar a ação inversa, utilize: |
Outra possibilidade de mover os campos é arrastando-os até o lado direito. Ao passar o mouse sobre eles, o ponteiro do mouse se transforma em uma mão para segurar o item (enquanto o usuário pressiona o botão esquerdo do mouse) e soltá-lo.
Após a seleção dos campos é possível reorganizá-los utilizando a função de arrastar já mencionada ou os botões:
Quando há muitos campos a serem exibidos, essa ferramenta pode ser um facilitador porque, mesmo que o usuário role a tabela para os lados para ver todos os campos, as colunas fixas sempre estarão em exibição. Como exemplo de coluna fixada, observe:
Definindo 1 coluna fixa, o primeiro campo será fixado. Definindo 2, os dois primeiros serão fixados, e assim sucessivamente.
Podemos finalmente clicar no botão de Salvar e o ERP salvará os campos selecionados, a ordem, quantidade de colunas fixas e o nome da visualização. Se alguma alteração for realizada, é necessário clicar novamente no botão Salvar.
Ao tentar sair da tela sem salvar, o ERP perguntará se deseja continuar ou salvar as alterações.
Caso queira editar/excluir outra visualização, encontre-a pela mesma barra superior - nela estarão listadas todas as visualizações já cadastradas. Ao clicar no botão Excluir, a ação não poderá ser desfeita e a Visualização será deletada.
Para cadastrar outra visualização, clique em Limpar e repita os mesmos passos anteriores.
Assim que terminar de configurar a sua visualização personalizada, poderá ver que o sistema exibirá as informações em forma de tabela. Nela, cores diferentes podem ser utilizadas para destacar cada tipo de registro. Isso acontece para possibilitar uma visão mais inteligente e dinâmica da grade.
Uma nova funcionalidade foi adicionada à grade padrão do sistema, para os casos em que muitos registros são listados.
Com a página aberta, a distância do topo da janela do navegador até o cabeçalho da grade é calculada. Com o cálculo feito, quando a página sofrer o scroll, o cabeçalho da grade acompanhará (descendo ou subindo) o scroll da página, garantindo que o cabeçalho seja sempre visível.
Na imagem abaixo, note que a página está posicionada no final de 30 registros, e mesmo assim, o cabeçalho da tela está sendo visualizado.
Você pode também ordenar os registros de acordo com uma coluna específica. Para isso, basta dar um clique sobre ela e ordenar os registros de forma crescente ou decrescente.
Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
Continue na seção de primeiros passos!