Conceito e funcionalidade do cartão de consulta
O cartão é um botão personalizável que redireciona a tela a uma pesquisa salva. Sua função é facilitar o dia a dia do usuário. Imagine que em todas as manhãs você precisa verificar quais produtos estão perto da data de vencimento. Se você quiser pesquisar todos os dias manualmente, não terá problemas, mas o cartão personalizado funcionaria como um atalho para a sua pesquisa. Sua relevância se torna indiscutível ainda em consultas mais complexas, com muitos critérios, nas quais o usuário é passível de cometer algum engano na montagem da consulta.
Por isso a nossa plataforma apresenta alguns cartões pré-definidos, mas para atender às suas demandas específicas, você pode criar seus próprios atalhos de pesquisas. Vamos aprender? Antes, veremos como a consulta em si é realizada em todas as telas.
Listando todos os registros
Para pesquisar todos os registros em uma tela, aperte o botão com a lupa ao lado da barra de pesquisa. O sistema perguntará se você deseja pesquisar sem nenhum critério, isto é, sem nenhum filtro.
Confirme e os dados serão exibidos em uma tabela.

Dica de navegação: para visualizar as informações de uma coluna a outra, segure o botão Shift e navegue para a direita ou esquerda com o botão de rolagem do mouse. Ao soltar o Shift, a navegação voltará a ser vertical.
Como realizar uma consulta com filtros
Para realizar uma consulta, os filtros precisam ser determinados e essa configuração depende da informação a ser filtrada (o conteúdo do campo). A diferença dos filtros se encontra em seus critérios de busca. Isso porque eles variam de acordo com o conteúdo de cada campo. Quando procuramos um texto, não podemos utilizar os mesmos critérios que usaríamos ao buscar uma data. Ou seja, há um filtro diferente para um(a):
Texto
Uma descrição, nome e até um número de celular
Número
Usado para identificar um código ou quantidade
Data
Pode armazenar data e hora ou apenas data
Lista
Utilizada para selecionar uma categoria ou grupo de tal lista

Observe o infográfico abaixo para identificar os diferentes critérios disponíveis de acordo com os diferentes campos.


Certifique-se de sempre digitar as informações corretamente, para que o sistema não classifique uma data (31 de fevereiro por exemplo) como inválida.
Separamos três exemplos para melhor compreensão:
Neste exemplo, vamos montar uma consulta para visualizar produtos com estoque baixo para alterar o preço somente desses itens na tela Alteração de Preço por Item.
Primeiramente abra a tela Alteração de Preço por Item.
Na barra de pesquisa, digite ou clique no filtro Qtd Estoque.
Fique atento: Cuidado com os acentos - as palavras devem ser acentuadas corretamente para que a busca seja concluída com êxito.
Configure os critérios do filtro para listar apenas quantidades entre 0,001 e 20,000 (ou defina outro intervalo) e clique em Atualizar.

A consulta está pronta.

A complexidade da pesquisa dependerá da necessidade da sua consulta e dos campos que estão sendo filtrados.
Neste segundo exemplo, combinamos dois filtros para consultar produtos com a descrição "chocolate" e que foram alterados pelo usuário "JULIA".
Fique atento: Ao escolher o critério Igual a certifique-se de digitar a palavra de forma idêntica ao registro que foi gravado (respeitando maiúsculas e minúsculas).
Na tela Ajuste de Estoque, nós filtraremos os resultados de acordo com a data da alteração do ajuste.
Filtros do tipo data apresentam uma função a mais: podem sem usados para buscar uma data/período fixo ou flexível.
- Fixos: são aqueles fixos no calendário, como 25/12/2024.
- Flexíveis: vão se alterando de forma automática, como o "Ontem".
Sabendo disso, podemos montar um filtro dessa forma:

Perceba que o Início do Mês não é uma data fixa, pois a cada novo mês, ele é alterado. Ou seja, se você pesquisar no dia 02/05, será inicio de maio; se pesquisar no dia 05/08, será início de agosto. Assim, ele é flexível à data em que a pesquisa está sendo gerada.

Fique atento: Datas fixas x flexíveis: escolha a opção de acordo com a situação a ser pesquisada. As Flexíveis são excelentes para informações que são atualizadas com o passar do tempo. As Fixas são recomendadas para quando o critério não precisa variar com o tempo. Em situações que julgar relevante, combine uma data fixa com uma flexível - por exemplo para consultar clientes cadastrados entre o dia 01 de janeiro até a data de ontem.
Adicione quantos filtros forem necessários para afunilar a sua busca.

Como criar/ editar e excluir meus cartões
Após montar todos os critérios da pesquisa manualmente pela primeira vez, você poderá pressionar:
Para criar um cartão:
- Aperte o botão
;
- Adicione uma Descrição ao cartão e atribua a sua cor;

Você pode personalizar uma cor específica pelo ícone do pincel:

- Adicione uma Visualização padrão(Opcional);
A visualização deve ser customizada anteriormente para que ela fique disponível para ser relacionada nessa pesquisa. Saiba mais sobre os modos de visualização.

Defina o Acesso a essa consulta
- Privado: apenas seu usuário terá acesso a essa consulta.
- Loja: todos os usuários pertencentes à sua loja terão acesso a essa consulta.
- Grupo de Empresa: todos os usuários pertencentes ao seu grupo de empresa terão acesso a consulta.
Público: a consulta ficará disponível para toda a comunidade.

Fique atento: o card só poderá ser editado pelo usuário que o criou. Mesmo que o card esteja público, apenas você poderá modificá-lo. O restante da equipe apenas poderá duplicá-lo.
Fixe a consulta (Opcional);
Quando o cartão for fixado, ele sempre será aberto como visualização inicial da tela. No exemplo dado, sempre que for aberta a tela de
Alteração de Preço por Item, a sua página inicial será a consulta fixada
Estoque baixo.

Fique atento: Cada tela pode ter apenas uma consulta fixada.
Salve.
Ao clicar em Salvar, o sistema confirmará se o procedimento foi concluído com êxito:

Fique atento: O cartão não poderá ser salvo sem definir um nome para ele.
Para editar/ excluir um cartão:
- Clique no ícone Editar;

- Realize as alterações;
No caso de exclusão, confirme que deseja Excluir;

Para alterar os filtros da consulta, abra o cartão, altere-os e confirme as alterações;
Importante: Ao abrir um cartão de consulta e alterar os seus critérios de busca, se você apertar o botão de salvar, o cartão aberto será atualizado. Para criar uma nova consulta, volte à tela inicial e pesquise novamente seus campos e defina seus critérios desde o início.
Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
Continue na seção de primeiros passos!