Cartão de consultas: pesquisas a um clique

Cartão de consultas: pesquisas a um clique


Conceito e funcionalidade do cartão de consulta 

O cartão é um botão personalizável que redireciona a tela a uma pesquisa salva. Sua função é facilitar o dia a dia do usuário. Imagine que em todas as manhãs você precisa verificar quais produtos estão perto da data de vencimento. Se você quiser pesquisar todos os dias manualmente, não terá problemas, mas o cartão personalizado funcionaria como um atalho para a sua pesquisa. Sua relevância se torna indiscutível ainda em consultas mais complexas, com muitos critérios, nas quais o usuário é passível de cometer algum engano na montagem da consulta.

Por isso a nossa plataforma apresenta alguns cartões pré-definidos, mas para atender às suas demandas específicas, você pode criar seus próprios atalhos de pesquisas. Vamos aprender? Antes, veremos como a consulta em si é realizada em todas as telas.

 

Listando todos os registros

Para pesquisar todos os registros em uma tela, aperte o botão com a lupa ao lado da barra de pesquisa. O sistema perguntará se você deseja pesquisar sem nenhum critério, isto é, sem nenhum filtro.
 
Confirme e os dados serão exibidos em uma tabela.

Idea
Dica de navegação: para visualizar as informações de uma coluna a outra, segure o botão Shift e navegue para a direita ou esquerda com o botão de rolagem do mouse. Ao soltar o Shift, a navegação voltará a ser vertical.

 

 Como realizar uma consulta com filtros

Para realizar uma consulta, os filtros precisam ser determinados e essa configuração depende da informação a ser filtrada (o conteúdo do campo). A diferença dos filtros se encontra em seus critérios de busca. Isso porque eles variam de acordo com o conteúdo de cada campo. Quando procuramos um texto, não podemos utilizar os mesmos critérios que usaríamos ao buscar uma data. Ou seja, há um filtro diferente para um(a):
Texto
Número
Caixa de Seleção
Data
Lista
Texto
Uma descrição, nome e até um número de celular
Número

Usado para identificar um código ou quantidade


Caixa de Seleção

Marcada ou desmarcada

Data
Pode armazenar data e hora ou apenas data


Lista

Utilizada para selecionar uma categoria ou grupo de tal lista


 

Observe o infográfico abaixo para identificar os diferentes critérios disponíveis de acordo com os diferentes campos. 

Notes
Certifique-se de sempre digitar as informações corretamente, para que o sistema não classifique uma data (31 de fevereiro por exemplo) como inválida. 

Separamos três exemplos para melhor compreensão:

Exemplo 1 - Estoque Baixo

Neste exemplo, vamos montar uma consulta para visualizar produtos com estoque baixo para alterar o preço somente desses itens na tela Alteração de Preço por Item.  

Primeiramente abra a tela Alteração de Preço por Item.


Na barra de pesquisa, digite ou clique no filtro Qtd Estoque.

AlertFique atento: Cuidado com os acentos - as palavras devem ser acentuadas corretamente para que a busca seja concluída com êxito.

Configure os critérios do filtro para listar apenas quantidades entre 0,001 e 20,000 (ou defina outro intervalo) e clique em Atualizar.

A consulta está pronta.

A complexidade da pesquisa dependerá da necessidade da sua consulta e dos campos que estão sendo filtrados. 


Exemplo 2 - produtos de acordo com a descrição
Neste segundo exemplo, combinamos dois filtros para consultar produtos com a descrição "chocolate" e que foram alterados pelo usuário "JULIA".
AlertFique atento: Ao escolher o critério Igual a certifique-se de digitar a palavra de forma idêntica ao registro que foi gravado (respeitando maiúsculas e minúsculas).  


Exemplo 3 - Produtos com estoque ajustado no mês

Na tela Ajuste de Estoque, nós filtraremos os resultados de acordo com a data da alteração do ajuste.

Filtros do tipo data apresentam uma função a mais: podem sem usados para buscar uma data/período fixo ou flexível

  • Fixos: são aqueles fixos no calendário, como 25/12/2024.
  • Flexíveis: vão se alterando de forma automática, como o "Ontem".

Sabendo disso, podemos montar um filtro dessa forma:

Perceba que o Início do Mês não é uma data fixa, pois a cada novo mês, ele é alterado. Ou seja, se você pesquisar no dia 02/05, será inicio de maio; se pesquisar no dia 05/08, será início de agosto. Assim, ele é flexível à data em que a pesquisa está sendo gerada. 

Alert
Fique atento: Datas fixas x flexíveis: escolha a opção de acordo com a situação a ser pesquisada. As Flexíveis são excelentes para informações que são atualizadas com o passar do tempo. As Fixas são recomendadas para quando o critério não precisa variar com o tempo. Em situações que julgar relevante, combine uma data fixa com uma flexível - por exemplo para consultar clientes cadastrados entre o dia 01 de janeiro até a data de ontem.

Adicione quantos filtros forem necessários para afunilar a sua busca.



Como criar/ editar e excluir meus cartões

Após montar todos os critérios da pesquisa manualmente pela primeira vez, você poderá pressionar:


 para Pesquisar sua consulta, 
 para Limpar os filtros definidos,
 para customizar a visualização dos resultados,
 para imprimir um relatório ou
 para salvar todos os critérios de busca em um cartão



 

Para criar um cartão:

  1. Aperte o botão ;

  2. Adicione uma Descrição ao cartão e atribua a sua cor;


    Você pode personalizar uma cor específica pelo ícone do pincel:


     
  3. Adicione uma Visualização padrão(Opcional);
    A visualização deve ser customizada anteriormente para que ela fique disponível para ser relacionada nessa pesquisa. Saiba mais sobre os modos de visualização.


  4. Defina o Acesso a essa consulta
    • Privado: apenas seu usuário terá acesso a essa consulta.
    • Loja: todos os usuários pertencentes à sua loja terão acesso a essa consulta.
    • Grupo de Empresa: todos os usuários pertencentes ao seu grupo de empresa terão acesso a consulta.
    • Público: a consulta ficará disponível para toda a comunidade.

      WarningFique atento: o card só poderá ser editado pelo usuário que o criou. Mesmo que o card esteja público, apenas você poderá modificá-lo. O restante da equipe apenas poderá duplicá-lo.

  5. Fixe a consulta (Opcional);
    Quando o cartão for fixado, ele sempre será aberto como visualização inicial da tela. No exemplo dado, sempre que for aberta a tela de Alteração de Preço por Item, a sua página inicial será a consulta fixada Estoque baixo.

    WarningFique atento: Cada tela pode ter apenas uma consulta fixada.

  6. Salve.
    Ao clicar em Salvar, o sistema confirmará se o procedimento foi concluído com êxito:

    WarningFique atento: O cartão não poderá ser salvo sem definir um nome para ele.

 

Para editar/ excluir um cartão:

  1. Clique no ícone Editar;


  2. Realize as alterações;
    No caso de exclusão, confirme que deseja Excluir;



  3. Para alterar os filtros da consulta, abra o cartão, altere-os e confirme as alterações;

    WarningImportante: Ao abrir um cartão de consulta e alterar os seus critérios de busca, se você apertar o botão de salvar, o cartão aberto será atualizado. Para criar uma nova consulta, volte à tela inicial e pesquise novamente seus campos e defina seus critérios desde o início.


Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

Continue na seção de primeiros passos!


    • Related Articles

    • Modos de Visualização

      Conceito e funcionalidade Sempre que uma consulta é realizada, os dados são visualizados em uma tabela, geralmente com várias colunas, mas nem sempre precisamos de todas elas para realizar uma análise. As vezes queremos consultar poucos campos, como ...
    • Relatório de Logs de NFES de Entrada

      Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Relatório de Logs de NFES de Entrada Conceito e Funcionalidade Chamamos de Logs os processos por trás da Entrada e Saída de Notas Fiscais Eletrônicas. Por meio deles, é possível averiguar em qual estágio ...
    • Relatório de Logs de NFES de Saída

      Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Relatório de Logs de NFES de Saída Conceito e Funcionalidade Chamamos de Logs os processos por trás da Entrada e Saída de Notas Fiscais Eletrônicas. Por meio deles, é possível averiguar em qual estágio se ...
    • Histórico de Produto

      Conceito e Funcionalidade O histórico de produto é uma janela que pode ser aberta de qualquer lugar, desde o próprio cadastro de produto ou até mesmo de um relatório de vendas. Ela (essa janela) serve para analisar dados relacionados ao produto/loja. ...
    • Cadastro de Grupo de Empresa

      Caminho de acesso: Menu > Configurações > Cadastro de Grupo de Empresa Conceito e Funcionalidade O Grupo de Empresa é um agrupamento de lojas que possuem uma mesma característica, como por exemplo ser de determinada região ou atender o mesmo nicho de ...