Por meio dessa tela, é possível dar entrada nas mercadorias recebidas de fornecedores de forma eficiente e segura. Quando é baseada nos XMLs validados e previamente armazenados, a tela é automaticamente preenchida, minimizando erros de consistência. A funcionalidade inclui a opção de registrar as Notas Fiscais Eletrônicas (NFes) em um estágio de A Confirmar, onde a entrada no estoque ainda não é efetivada. Além disso, permite realizar a entrada efetiva das mercadorias no estoque, bem como ajustes nos custos e margens de lucro, garantindo um controle preciso das operações.
A seguir vamos ver os detalhes desse processo.
Lembre-se de estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.
É importante ter o cadastro de fornecedores atualizado e o dos produtos também.
Atente-se ao Perfil de Documentos também.
Siga o passo a passo a seguir e confira os detalhes de cada etapa:
Nessa primeira aba, você poderá preenche-la manualmente ou importar as informações de um XML validado. A seguir você verá todo o processo manual. Para saber como importar, clique aqui.
Comece informando os dados da capa da NF:
A Loja vem preenchida com a sua loja padrão e o Fornecedor deve ser cadastrado previamente.
A opção A Confirmar, quando ativada, indica que a nota ainda não movimentará o estoque da loja até que a nota seja confirmada. Para confirmar a nota, é só desligar essa opção. Observe a demonstração da nota sendo lançada e depois sendo confirmada aqui ao lado:
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Perfil: também deve ser cadastrado anteriormente. Enquanto não houver nenhum item relacionado é possível alterar o perfil. Depois disso, ele ficará bloqueado.
Os perfis de documento são listados de acordo com o fornecedor escolhido. Por exemplo, se você escolher um fornecedor de um estado diferente do estado da sua loja, apenas perfis de operações interestaduais serão carregados na lista.
O perfil escolhido influenciará muitos outros campos a seguir. Em seu cadastro, os campos que mais influenciarão o funcionamento da tela são:
- Operação: Entrada ou Saída
- Emissão NF: Terceiros ou Própria
- Tipo NF: Compra, Venda, Bonificação, Devolução, Transferência, Transporte, Outras, Uso e consumo próprio, Brindes, Perda, Transf. ICMS, Recusa, Remessa, Complemento, Ajuste.
Por isso, é importante estar atento na hora de cadastrar o perfil.
Fique atento: O perfil não pode estar cadastrado com a Operação de Entrada combinada com Tipo NF de Uso e Consumo Próprio. Esse tipo de NF só pode ser utilizado com a operação de Saída. Se um perfil assim for inserido, ao tentar Gravar, o ERP emitirá um alerta como na imagem abaixo:
Se a opção Gera Financeiro? for marcada no perfil, a aba Financeiro terá que ser preenchida obrigatoriamente.
Se o perfil selecionado não conter todas as informações em seu cadastro (devido a um erro de importação, por exemplo), o ERP emitirá o seguinte aviso:
Espécie: também relacionada ao tipo de emissão do perfil.
Coloque também o Nº NF (número da NF), a data de Emissão e data de Entrada.
Observações:
Os próximos campos serão preenchidos no terceiro passo, após os itens da nota serem inseridos (Se um XML validado for utilizado, os valores do XML alimentarão esses campos automaticamente).
Para inserir os produtos (previamente cadastrados), informe seu PLU, seu código de barras ou descrição.
Se o item for de decomposição, os itens que entrarão na nota serão os seus produtos filhos. Saiba mais sobre isso aqui.
NOVIDADE!Agora é possível pesquisar um item pela sua referência também. Se estiver com o código interno do fornecedor em mãos, e esse código estiver inserido no Cadastro do Produto, digite por ele na barra de pesquisa e o sistema conseguirá encontrar o produto respectivo.
Se quiser vincular ou atualizar a referência desse fornecedor para esse item, basta informa-la e clicar no botão . Aguarde o sistema confirmar que o vínculo foi estabelecido.
Demonstração da referência sendo atualizada:
Assim que informar o produto, os campos Tributação e CFOP serão completados. Eles aceitam edição, embora não atualizem o cadastro do produto em questão. O Produto apresentará essa tributação e/ou CFOP novos apenas nessa nota que está sendo dada a entrada.
A opção Bonificado? serve para identificar produtos de bonificação; marcação importantíssima para outros processos posteriores à entrada da NF.
Veja que os próximos campos estão dentro de um retângulo verde. Esses campos estão relacionados à entrada do produto na loja:
Como a tabela tem muitas colunas, há botões na sua parte superior para facilitar encontrar determinadas informações. Clicando sobre um deles, a tabela é direcionada aos campos que contém aquelas informações.
A coluna Ações foi fixada para que a edição e exclusão do produto se tornasse sempre acessível.
Opção Ignora BC?
É possível marcar a opção Ignora BC? para que a Base de Cálculo e ICMS calculados pelo sistema não sejam considerados. Quando marcar essa opção, o ERP abrirá uma janela para que sejam visualizados os valores calculados pelo sistema e assim você poderá decidir se de fato esses valores (BC ICMS, ICMS OP, Isento e Outros) serão desconsiderados.
Nessa janela, aplique as devidas correções sobre os valores desejados e clique em Alterar.
Voltando à tabela, o sistema informa no rodapé:
Use esses valores para preencher os valores totais da capa, se não tiverem sido preenchidos a partir de um XML validado.
São eles:
Quando o fornecedor informado é produtor, esses dados devem ser preenchidos:
Se a chave da nota não for informada será apresentada a seguinte pergunta:
Dessa forma é opcional o preenchimento da chave, visto que alguns produtores possuem talão.
Se o número da NF, série e espécie de produtor forem iguais a outro registro, o ERP não permitirá a gravação desse lançamento e informará:
Quando o fornecedor informado é Exportador, esses dados devem ser preenchidos:
No final você pode adicionar à nota, uma Informação Complementar (saiba mais sobre o seu cadastro aqui) e também uma Observação (campo obrigatório se o fornecedor for produtor rural).
Esta aba só é obrigatória se o perfil de documento selecionado no início tiver a opção Gera Financeiro? marcada.
Se este for o caso, obrigatoriamente:
O funcionamento:
O botão (Re) Calcular fica habilitado quando o fornecedor é selecionado e já existem itens adicionados na primeira aba. Ao clicar sobre ele, primeiro o sistema verifica se já existem parcelas preenchidas. Se houver, ele exibirá a mensagem:
Clicando em Não, o processo é abortado. Optando por Sim, as parcelas atuais serão limpas e ele buscará as condições do fornecedor selecionado. Não encontrando, o sistema buscará as condições de pagamento cadastradas no perfil do documento.
Se o fornecedor não possuir uma condição de pagamento e nem o perfil, o ERP exibirá essa mensagem:
Nessa aba são geradas a Guia ST e a Guia Antecipação ICMS (apenas para lojas de MG).
A Guia ST é um documento fiscal utilizado para o recolhimento do ICMS-ST (ICMS de Substituição Tributária).
Quando a Guia ST é necessária?
Um título financeiro relacionado a esse documento será gerado. Esse título pode ser gerado para:
Observação: A data de vencimento da Guia ST (tanto para o fornecedor quanto para a Sefaz) deve ser maior ou igual à data de emissão da NF.
Ao clicar em Gravar são verificadas as consistências das informações, processo esse que pode demorar um pouco. Nessa aba, se for achada alguma inconsistência, elas são exibidas para que você tenha ciência e tome a ação necessária.
Os tipos de críticas podem ser das seguintes ordens:
Essas consistências só são verificadas quando a nota não está mais marcada para ser confirmada, e sim está sendo efetivada. Se a nota estiver marcada como A Confirmar?, essas consistências não serão verificadas.
1. Gera Financeiro?
3. Limite de Bloqueio de Custo:
Nessa aba, os dados são exibidos depois de processar a NF e emiti-la para SEFAZ. No momento do lançamento, nenhum dado poderá ser acompanhado. No entanto, no momento em que consultar alguma NF, é por meio dessa aba que você poderá acompanhar a ordem dos eventos (como: E-mail enviado, DANFE impresso, XML armazenado, entre outros).
Apenas quando a nota for da espécie NFe, e o tipo da emissão for de terceiros (definida no perfil), nessa aba deverá ser informada a Chave da NFe.
Se optar por Não, o campo ficará em foco para ser preenchido antes de gravar a NF.
Clicando em Gravar, espere até o ERP exibir a mensagem:
Clique em Sim para transmitir a NF e aguarde o alerta de sucesso:
Se surgir algum erro, você pode clicar em Tentar Novamente ou Tentar mais Tarde.
O erro pode ser corrigido por meio da tela Manutenção Fiscal, conforme a orientação que o sistema exibe:
Quando entrar novamente em um registro lançado, não será possível editá-lo, a não ser que esteja com a marcação A confirmar? ativada. Enquanto a NF estiver à confirmar, não é possível transmiti-la para a SEFAZ.
Não é possível excluir uma NF gravada, apenas cancele-a. Saiba mais em Cancelamento de Nota Fiscal.
Outro ponto importante de salientar é que as notas fiscais de terceiros que foram canceladas não aparecem na tela e não podem ser pesquisadas.
Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
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