Manipulando Registros

Manipulando Registros

Todas as telas foram padronizadas para um melhor desempenho dos usuários no dia a dia enquanto utilizam a ferramenta. Ao compreender como um registro é inserido, editado e excluído você será capaz de alterar as informações de qualquer uma das nossas telas de cadastro. Confira:

 

Como inserir um registro

  1. Abra a tela;

    (Clique para ampliar a imagem)


    Podemos pesquisar a tela digitando o seu nome na barra de pesquisa indicada pela seta na imagem.

    Mas se preferir, busque a tela pelo Módulo a qual pertence.

  2. Clique no botão Novo;

    A visão inicial das telas pode conter os cartões de consulta.



  3. Preencha os campos que surgirem na tela e clique em Gravar;

    Em algumas telas, os campos estarão agrupados em abas. Nesses casos, só depois de passar por todas elas, o botão Gravar deve ser pressionado. 

É importante falar que se você (durante um cadastro ou edição) clicar no botão de recarregar a página em seu navegador ou apertar F5, o sistema perguntará se realmente deseja recarregar a página e perder as informações já inseridas no formulário. Essa confirmação evita que a tela seja recarregada acidentalmente.

 

Como editar um registro

  1. Encontre o registro a ser editado;

    Através da

    No exemplo foi feita uma pesquisa geral.

  2. Clique sobre o cadastro desejado;

    Os resultados da busca serão listados em uma grade. Podemos selecionar um registro para abri-lo e edita-lo.

  3. Realize as alterações necessárias e aperte o botão Gravar;

    Conforme a necessidade, atualize os dados.
    Neste exemplo perceba que não é permitido alterar o código do CFOP. Note também que em modo de edição, o sistema exibe o código do registro que está sendo editado.
Warning
Fique atento: Algumas informações não podem ser alteradas depois de cadastradas! Quando esse for o caso, estará especificado no respectivo manual da tela essa especificidade e qual ação deve ser tomada de acordo com as recomendações da nossa equipe técnica. Por isso, leve em consideração as Particularidades de cada tela, uma vez que o ERP verifica os dados antes de Grava-los.

Como excluir um registro

  1. Procure o registro a ser excluído e abra-o;

    Pesquise através da

  2. Aperte o botão Excluir e confirme a ação;

    Quando o registro for excluído com êxito, o ERP exibirá uma mensagem no canto inferior direito:

Warning
Fique atento!
Nem todas as telas permitem que o registro seja excluído porque prejudicaria as informações atreladas a outros cadastros. Para exemplificar, imagine que você quisesse excluir o cadastro de um antigo cliente que não frequenta mais a sua loja. Se você pudesse excluí-lo, todas as suas compras ficariam perdidas e sem referência a ele, a pessoa que comprou. Por isso, alguns registros não podem ser excluídos, apenas inativados.

Como inativar um registro

  1. Procure o registro e abra-o;

    Pesquise através da

  2. Encontre a opção Inativo? e deixe-a ligada;

     

    Neste exemplo, perceba que as informações são agrupadas por loja. Sendo assim, devemos selecionar qual finalizadora será inativada ( da loja 1 ou 2).

    • Clique em Editar para as informações serem trazidas para fora da grade como ilustra a próxima imagem.

    • Depois ligue a opção Inativo

    • Clique em Confirmar para os dados voltarem à grade.
  3. Verifique na grade se a opção foi ativada e aperte o botão Gravar;

    Quando o ERP obtém êxito em sua tarefa, ele informa o usuário por meio de uma mensagem e armazena inclusive a Data de Alteração e nome do Usuário que realizou a ação.

Outra forma de Inativar
Algumas telas possuem um botão vermelho Inativar ao lado do Gravar para facilitar:



Clicando sobre ele, o sistema perguntará se desejamos realmente inativar o registro:



Ao escolher Sim, o registro será efetivamente inativado.


Warning
Fique atento: um item inativo não estará mais à disposição para ser vinculado em outras telas. Fará parte do sistema apenas para garantir um histórico de dados completo.

Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

Continue na seção de Primeiros passos!


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