Caminho de Acesso: Menu > Módulo Vendas > PDV OnlineO PDV Online é uma tela do sistema capaz de realizar as vendas dos produtos da sua loja de maneira eficiente e integrada ao ERP. Ela apresenta uma abordagem diferente das outras telas do sistema, pois é aberta em uma nova aba do navegador.
Lembre-se de estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.
O funcionamento do PDV Online é relacionado com alguns registros e configurações:
Para acessar o PDV Online, pesquise por “PDV ONLINE” na barra de pesquisa do menu. O sistema abrirá uma nova aba no navegador em tela cheia automaticamente (equivalente ao F11) para oferecer uma melhor experiência de uso.
Observação: Somente será possível voltar ao ERP por meio do botão interno do próprio PDV ou por meio de outra aba do navegador.
Abaixo, siga o passo a passo de uso do PDV Online:
Ao abrir a tela, o sistema exibirá uma janela para a seleção da loja, do operador e do caixa, que devem ter sido cadastrados previamente. Apenas as lojas que você tem acesso serão exibidas e a sua loja padrão já virá selecionada de forma automática.
Para saber mais sobre esses cadastros, acesse:
É necessário abrir o caixa informando o valor de abertura. Depois de inserir o valor, clique em Abrir.
Se o valor de abertura não for informado, aparecerá a seguinte mensagem perguntando se deseja continuar assim mesmo:
Caso o caixa não tenha sido fechado corretamente na última vez, o sistema realizará o fechamento automático e exibirá uma mensagem informando o ocorrido.
Clicando em Ok, aguarde até que o sistema valide e informe o sucesso do fechamento:
E então será aberta uma aba no navegador com o comprovante em pdf.
Com o caixa aberto, você poderá registrar as vendas.
Note que no topo da tela há um cabeçalho informando Loja, Operador, Caixa, Status, e Saldo.
Observação: O saldo diz respeito ao valor em dinheiro que há disponível (é o valor da abertura + recebidos - troco) e pode ser ocultado ou exibido conforme necessário.
Abaixo do cabeçalho, encontra-se a aba Produtos, que pode ser acessada pelo atalho Alt+1, onde é possível inserir os itens da venda.
Utilize o teclado para navegar facilmente pelo PDV Online sem precisar do mouse.
| Botão | Ação |
| ENTER | Adiciona um item à venda. Se não houver item selecionado para ser adicionado, ele seleciona o campo do produto para a rápida digitação ou o próximo campo de preenchimento obrigatório. |
| ESC | Limpa os campos preenchidos e seleciona o campo de Código para rápida digitação. |
| TAB | Por meio desse botão, navegue entre os campos. |
| F9 | Chama o botão de Finalizar a venda. Se não houver itens na grade ou finalizadoras informadas, não é possível finalizar a venda. |
| Alt+0 | Abre a janela de Funções do PDV. |
| Alt+1 | Abre a aba de Produtos. |
| Alt+2 | Abre a aba de Finalização. |
Há duas formas de inserir os itens: pelo campo Leitor ou pelo campo Pesquisa.
1) No campo Leitor, use um leitor de código de barras para capturar os itens da venda. Assim que um código for lido, o campo Quantidade ficará em foco e já estará com a quantidade igual a 1, para adiantar o processo. Ao dar Enter, ele aparecerá na lista de itens da venda à direita.
2) Se preferir, aperte TAB para ir ao campo Pesquisa e dessa forma você poderá inserir um item digitando pelo seu código, GTIN ou Descrição. Observe que o estoque do produto é exibido para ajudar na identificação do produto desejado.
Observação: use as setas (para cima e para baixo) do teclado e navegue entre os produtos da lista. Depois que der Enter no produto, altere a quantidade se necessário.
Fique atento: Se o produto não tiver a opção peso variável ativada em seu cadastro, não é permitida a digitação de quantidades decimais, como "21,8".Observe também que quando estiver no campo Quantidade, ao apertar a tecla Enter, o produto é adicionado à venda. Se desejar ir para os próximos campos, aperte a tecla TAB.
Se desejar, altere o Valor Unitário e atribua um percentual de Desconto. Assim, o subtotal do produto será atualizado automaticamente com base na quantidade, valor unitário e desconto aplicados.
Dê Enter ou clique sobre o botão Adicionar. Pronto, o item está incluso na venda.
Na grade, os produtos são listados com seu código, descrição, unidade de venda, quantidade de embalagem, valor unitário, valor de desconto, valor total, e um botão de exclusão.
Clique sobre o botão relacionado ao item que deseja excluir e ele será automaticamente removido da lista. O subtotal da venda então é automaticamente recalculado devido à remoção do item.
Aperte Alt+2 ou o botão Finalização para acessar a segunda aba. Esta aba permite a identificação do cliente (opcional) e a seleção da forma de pagamento.
Se o cliente não estiver cadastrado, é possível realizar um cadastro simplificado clicando no botão ao lado do campo CPF/ CNPJ. Os campos não são obrigatórios; sendo assim, dá pra cadastrar um cliente apenas com nome e CPF. Se preferir, você pode pesquisar por alguém no campo ao lado.
Pode ser também que o cliente apenas queira identificar o CPF (para receber o benefício da Nota Fiscal Paulista por exemplo). Por isso, ao informar um CPF que não esteja cadastrado, não será necessário cadastrar um cliente. Em vez disso, o ERP realiza um cadastro automático para ele, apenas com o numero do documento.
O sistema permite a inserção de várias formas de pagamento, oferecendo o cálculo automático de parcelas, datas de vencimento e totalizadores (Subtotal, Recebido, Resta e Troco).
Para saber mais sobre as formas de pagamento, acesse: Cadastro de Finalizadora.
No campo Tecla, informe a tecla de atalho da finalizadora desejada, ou no campo Finalizadora, procure pelo registro escolhido pelo cliente.
Você também pode selecionar a finalizadora por meio dos botões azuis (facilitadores) disponíveis acima desses campos. Mas para que eles funcionem, deve haver um cadastro compatível (em Cadastro de Finalizadora) com o atalho selecionado. Não havendo, será emitido um alerta:
Quando o cliente optar por dividir o valor em diferentes finalizadoras, use o campo Valor para determinar a quantia paga por cada forma de pagamento.
Você também pode alterar a quantidade de parcelas. Se a quantidade de parcelas inseridas for maior que 1, o sistema oferecerá duas opções:
Além disso, altere a data de vencimento quando for necessário e clique em Adicionar ou aperte Enter.
Sempre que adicionar uma parcela do tipo Dinheiro, o sistema verificará se não existe uma parcela desse tipo já inserida. E havendo, aparecerá a seguinte mensagem:
Selecionando a opção Sim, as duas parcelas são inseridas. Caso contrário, o sistema descarta a última parcela.
Observe os valores:
Observação: quando o saldo a pagar é igual zero, não é possível adicionar novas parcelas.
Depois, pressione F9 ou clique em Finalizar no canto inferior direito da tela.
Fique atento: Ao menos uma forma de pagamento deve ser informada e o valor Resta não pode ser maior que zero para que a venda seja concluída.Assim que o pedido for registrado, as seguintes opções aparecerão:
Nova Venda: a tela ficará pronta para lançar uma nova venda.
Imprimir Cupom: a venda realizada é impressa. Saiba mais.
Enviar...: envia o comprovante para o e-mail do cliente. Saiba mais.
Transmitir NFC-e: transforma o pedido em uma venda fiscal. Saiba mais.
No PDV, o modelo de impressão é sempre em Bobina. Se a situação do pedido for igual a PEDIDO AVULSO, significa que é um pedido ainda não fiscal, portanto será impresso o modelo não fiscal do pedido.
Se a situação for igual a NFC-e EMITIDA ou NF EMITIDA, será impresso o cupom fiscal ou a DANFE, respectivamente.
Será necessário confirmar a ação:
Clicando em Sim, os mesmos itens, bem como os descontos aplicados sobre eles, serão copiados. Apenas a aba Finalização não será preenchida.
Essa ação serve para enviar o comprovante de venda para o e-mail do cliente.
O campo Assunto é gerado com o Nome Fantasia da Loja + Comprovante de Venda + número do pedido.
O campo E-mail traz o e-mail do cliente, se este possuir um em seu cadastro. Se não possuir, o campo ficará em branco para ser preenchido.
Mas atenção!
Para que ocorra o envio, deve haver um e-mail vinculado à ação de "EMISSÃO DE NFE" informado na tela de Vincular Email. Caso contrário, o ERP informará:
Se não for possível enviar o comprovante mesmo com um e-mail vinculado, o seguinte alerta aparecerá:
Nesse caso, confira se as configurações desse login e senha estão corretos e se há conexão.
Depois de corrigir as configurações, ao clicar em enviar, será enviado o comprovante não fiscal ou a NFC-e. Isso depende da situação do pedido, do mesmo modo como a ação de Impressão.
Essa ação transforma os PEDIDOS AVULSOS em CANCELADO.
Se tentar cancelar um pedido com situação já cancelada, o ERP exibirá o alerta:
Caso a venda já tenha sido transmitida e a situação do pedido seja:
o cancelamento precisará ser realizado na tela de Cancelamento de Nota Fiscal.
Clique em Transmitir NCF-e, para transformar o pedido em uma venda fiscal.
Ao tentar transmitir a venda fiscal, será verificado se a loja possui certificado digital cadastrado. Não possuindo, um alerta aparecerá:
Será verificado também a existência de alguma série cadastrada com a espécie NFCe na tela Cadastro de Série de NF.
Não existindo tal série, outro alerta será apresentado:
O botão encontra-se no canto inferior esquerdo da tela e armazena as seguintes funcionalidades dentro de um menu como mostra a imagem:
|
Pressione: 1 para Buscar Vendas, 2 para Reforço, 3 para Sangria, 4 para Resumo de Caixa e 0 para Fechar Caixa. |
Por padrão, essa função exibe os recibos gerados do dia.
Você pode pesquisar a venda pelo cliente, número do cupom ou período em que a venda foi realizada.
Na grade, você pode consultar o horário da venda, o cliente, valor e número do cupom, além da situação do pedido, que pode ser:
Ainda, pela coluna de Ações, é possível:
Por padrão, essa função abre uma janela para selecionar uma finalizadora do tipo dinheiro e informar o valor do reforço. Essa operação é realizada para que o operador tenha condições de ofertar o troco aos clientes.

Fique atento: A movimentação Reforço deve estar previamente cadastrada em Cadastro de Tipo de Movimento de Caixa.
Essa operação consiste em retirar valores do caixa como uma medida de segurança.
Fique atento: A movimentação Sangria deve estar previamente cadastrada em Cadastro de Tipo de Movimento de Caixa.Por meio desse resumo, pode-se analisar todas as operações realizadas no PDV. Os valores apresentados são personalizados de acordo com o número do caixa, código do operador, código da loja e data em aberto.
Esse resumo também será exibido na ocasião do fechamento do caixa.
Ao finalizar o uso do caixa, o sistema oferece a opção de fechar o caixa e imprimir o comprovante.
Clicando em Confirmar, o comprovante gerado é aberto em uma nova aba no navegador para ser impresso ou baixado.
Fique atento: A movimentação Fechamento de Caixa deve estar previamente cadastrada em Cadastro de Tipo de Movimento de Caixa.