O PDV Online é uma tela do sistema capaz de realizar as vendas dos produtos da sua loja de maneira eficiente e integrada ao ERP. Ela apresenta uma abordagem diferente das outras telas do sistema, pois é aberta em uma nova aba do navegador.
Lembre-se de estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.
O funcionamento do PDV Online é relacionado com alguns registros e configurações:
Para acessar o PDV Online, pesquise por “PDV ONLINE” na barra de pesquisa do menu. O sistema abrirá uma nova aba no navegador em tela cheia automaticamente (equivalente ao F11) para oferecer uma melhor experiência de uso.
Observação: Somente será possível voltar ao ERP por meio do botão interno do próprio PDV ou por meio de outra aba do navegador.
Abaixo, siga o passo a passo de uso do PDV Online:
Ao abrir a tela, o sistema exibirá uma janela para a seleção da loja, do operador e do caixa, que devem ter sido cadastrados previamente. Apenas as lojas que você tem acesso serão exibidas e a sua loja padrão já virá selecionada de forma automática.
Para saber mais sobre esses cadastros, acesse:
É necessário abrir o caixa informando o valor de abertura. Depois de inserir o valor, clique em Abrir.
Se o valor de abertura não for informado, aparecerá a seguinte mensagem perguntando se deseja continuar assim mesmo:
Caso o caixa não tenha sido fechado corretamente na última vez, o sistema realizará o fechamento automático e exibirá uma mensagem informando o ocorrido.
Clicando em Ok, aguarde até que o sistema valide e informe o sucesso do fechamento:
E então será aberta uma aba no navegador com o comprovante em pdf.
Com o caixa aberto, você poderá registrar as vendas.
Note que no topo da tela há um cabeçalho informando Loja, Operador, Caixa, Status, e Saldo.
Observação: O saldo diz respeito ao valor em dinheiro que há disponível (é o valor da abertura + recebidos - troco) e pode ser ocultado ou exibido conforme necessário.
Abaixo do cabeçalho, encontra-se a aba Produtos, que pode ser acessada pelo atalho Alt+1, onde é possível inserir os itens da venda.
Utilize o teclado para navegar facilmente pelo PDV Online sem precisar do mouse.
Botão | Ação |
ENTER | Adiciona um item à venda. Se não houver item selecionado para ser adicionado, ele seleciona o campo do produto para a rápida digitação ou o próximo campo de preenchimento obrigatório. |
ESC | Limpa os campos preenchidos e seleciona o campo de Código para rápida digitação. |
TAB | Por meio desse botão, navegue entre os campos. |
F9 | Chama o botão de Finalizar a venda. Se não houver itens na grade ou finalizadoras informadas, não é possível finalizar a venda. |
Alt+0 | Abre a janela de Funções do PDV. |
Alt+1 | Abre a aba de Produtos. |
Alt+2 | Abre a aba de Finalização. |
Há duas formas de inserir os itens: pelo campo Leitor ou pelo campo Pesquisa.
1) No campo Leitor, use um leitor de código de barras para capturar os itens da venda. Assim que um código for lido, o campo Quantidade ficará em foco e já estará com a quantidade igual a 1, para adiantar o processo. Ao dar Enter, ele aparecerá na lista de itens da venda à direita.
2) Se preferir, aperte TAB para ir ao campo Pesquisa e dessa forma você poderá inserir um item digitando pelo seu código, GTIN ou Descrição. Observe que o estoque do produto é exibido para ajudar na identificação do produto desejado.
Observação: use as setas (para cima e para baixo) do teclado e navegue entre os produtos da lista. Depois que der Enter no produto, altere a quantidade se necessário.
Observe também que quando estiver no campo Quantidade, ao apertar a tecla Enter, o produto é adicionado à venda. Se desejar ir para os próximos campos, aperte a tecla TAB.
Se desejar, altere o Valor Unitário e atribua um percentual de Desconto. Assim, o subtotal do produto será atualizado automaticamente com base na quantidade, valor unitário e desconto aplicados.
Dê Enter ou clique sobre o botão Adicionar. Pronto, o item está incluso na venda.
Na grade, os produtos são listados com seu código, descrição, unidade de venda, quantidade de embalagem, valor unitário, valor de desconto, valor total, e um botão de exclusão.
Clique sobre o botão relacionado ao item que deseja excluir e ele será automaticamente removido da lista. O subtotal da venda então é automaticamente recalculado devido à remoção do item.
Aperte Alt+2 ou o botão Finalização para acessar a segunda aba. Esta aba permite a identificação do cliente (opcional) e a seleção da forma de pagamento.
Se o cliente não estiver cadastrado, é possível realizar um cadastro simplificado clicando no botão ao lado do campo CPF/ CNPJ. Os campos não são obrigatórios; sendo assim, dá pra cadastrar um cliente apenas com nome e CPF. Se preferir, você pode pesquisar por alguém no campo ao lado.
Pode ser também que o cliente apenas queira identificar o CPF (para receber o benefício da Nota Fiscal Paulista por exemplo). Por isso, ao informar um CPF que não esteja cadastrado, não será necessário cadastrar um cliente. Em vez disso, o ERP realiza um cadastro automático para ele, apenas com o numero do documento.
O sistema permite a inserção de várias formas de pagamento, oferecendo o cálculo automático de parcelas, datas de vencimento e totalizadores (Subtotal, Recebido, Resta e Troco).
Para saber mais sobre as formas de pagamento, acesse: Cadastro de Finalizadora.
No campo Tecla, informe a tecla de atalho da finalizadora desejada, ou no campo Finalizadora, procure pelo registro escolhido pelo cliente.
Você também pode selecionar a finalizadora por meio dos botões azuis (facilitadores) disponíveis acima desses campos. Mas para que eles funcionem, deve haver um cadastro compatível (em Cadastro de Finalizadora) com o atalho selecionado. Não havendo, será emitido um alerta:
Quando o cliente optar por dividir o valor em diferentes finalizadoras, use o campo Valor para determinar a quantia paga por cada forma de pagamento.
Você também pode alterar a quantidade de parcelas. Se a quantidade de parcelas inseridas for maior que 1, o sistema oferecerá duas opções:
Além disso, altere a data de vencimento quando for necessário e clique em Adicionar ou aperte Enter.
Sempre que adicionar uma parcela do tipo Dinheiro, o sistema verificará se não existe uma parcela desse tipo já inserida. E havendo, aparecerá a seguinte mensagem:
Selecionando a opção Sim, as duas parcelas são inseridas. Caso contrário, o sistema descarta a última parcela.
Observe os valores:
Observação: quando o saldo a pagar é igual zero, não é possível adicionar novas parcelas.
Depois, pressione F9 ou clique em Finalizar no canto inferior direito da tela.
Assim que o pedido for registrado, as seguintes opções aparecerão:
Nova Venda: a tela ficará pronta para lançar uma nova venda.
Imprimir Cupom: a venda realizada é impressa. Saiba mais.
Enviar...: envia o comprovante para o e-mail do cliente. Saiba mais.
Transmitir NFC-e: transforma o pedido em uma venda fiscal. Saiba mais.
No PDV, o modelo de impressão é sempre em Bobina. Se a situação do pedido for igual a PEDIDO AVULSO, significa que é um pedido ainda não fiscal, portanto será impresso o modelo não fiscal do pedido.
Se a situação for igual a NFC-e EMITIDA ou NF EMITIDA, será impresso o cupom fiscal ou a DANFE, respectivamente.
Será necessário confirmar a ação:
Clicando em Sim, os mesmos itens, bem como os descontos aplicados sobre eles, serão copiados. Apenas a aba Finalização não será preenchida.
Essa ação serve para enviar o comprovante de venda para o e-mail do cliente.
O campo Assunto é gerado com o Nome Fantasia da Loja + Comprovante de Venda + número do pedido.
O campo E-mail traz o e-mail do cliente, se este possuir um em seu cadastro. Se não possuir, o campo ficará em branco para ser preenchido.
Mas atenção!
Para que ocorra o envio, deve haver um e-mail vinculado à ação de "EMISSÃO DE NFE" informado na tela de Vincular Email. Caso contrário, o ERP informará:
Se não for possível enviar o comprovante mesmo com um e-mail vinculado, o seguinte alerta aparecerá:
Nesse caso, confira se as configurações desse login e senha estão corretos e se há conexão.
Depois de corrigir as configurações, ao clicar em enviar, será enviado o comprovante não fiscal ou a NFC-e. Isso depende da situação do pedido, do mesmo modo como a ação de Impressão.
Essa ação transforma os PEDIDOS AVULSOS em CANCELADO.
Se tentar cancelar um pedido com situação já cancelada, o ERP exibirá o alerta:
Caso a venda já tenha sido transmitida e a situação do pedido seja:
o cancelamento precisará ser realizado na tela de Cancelamento de Nota Fiscal.
Clique em Transmitir NCF-e, para transformar o pedido em uma venda fiscal.
Ao tentar transmitir a venda fiscal, será verificado se a loja possui certificado digital cadastrado. Não possuindo, um alerta aparecerá:
Será verificado também a existência de alguma série cadastrada com a espécie NFCe na tela Cadastro de Série de NF.
Não existindo tal série, outro alerta será apresentado:
O botão encontra-se no canto inferior esquerdo da tela e armazena as seguintes funcionalidades dentro de um menu como mostra a imagem:
Pressione: 1 para Buscar Vendas, 2 para Reforço, 3 para Sangria, 4 para Resumo de Caixa e 0 para Fechar Caixa. |
Por padrão, essa função exibe os recibos gerados do dia.
Você pode pesquisar a venda pelo cliente, número do cupom ou período em que a venda foi realizada.
Na grade, você pode consultar o horário da venda, o cliente, valor e número do cupom, além da situação do pedido, que pode ser:
Ainda, pela coluna de Ações, é possível:
Por padrão, essa função abre uma janela para selecionar uma finalizadora do tipo dinheiro e informar o valor do reforço. Essa operação é realizada para que o operador tenha condições de ofertar o troco aos clientes.
Fique atento: A movimentação Reforço deve estar previamente cadastrada em Cadastro de Tipo de Movimento de Caixa.
Essa operação consiste em retirar valores do caixa como uma medida de segurança.
Por meio desse resumo, pode-se analisar todas as operações realizadas no PDV. Os valores apresentados são personalizados de acordo com o número do caixa, código do operador, código da loja e data em aberto.
Esse resumo também será exibido na ocasião do fechamento do caixa.
Ao finalizar o uso do caixa, o sistema oferece a opção de fechar o caixa e imprimir o comprovante.
Clicando em Confirmar, o comprovante gerado é aberto em uma nova aba no navegador para ser impresso ou baixado.