
Caminho de Acesso: Menu > Módulo Base > Cadastro de Produto
Conceito e Funcionalidade
Por meio desta tela são armazenadas as informações referentes aos produtos. Cada grupo de informações está separado em 4 abas (Geral, Equivalentes, Fornecedor e Interface) as quais serão explanadas em breve. Mas lembre-se que é muito importante manter os dados sempre atualizados para que os relatórios e gerações de notas saiam livres de incorreções. Também é por meio das informações aqui contidas que se pode fazer o controle de estoque, preços de compras e vendas, entre outras.
Veja como é a tela inicial de Cadastro de Produto:

Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.
Para saber como cadastrar/ editar um registro,
clique aqui.
Dependências
Previamente, cadastre outras informações que serão solicitadas ao longo desta tela, como:
E atenção: Você deve estar habilitado para acessar esta tela. Saiba mais em Controle de Acesso.
Particularidades
Para cadastrar um item, siga esse passo a passo a seguir:
Inicialmente, selecione a loja que registrará este novo produto. Você pode selecionar todas as lojas, ou apenas algumas delas. Fica a seu critério. Via de regra, a sua loja padrão já virá selecionada automaticamente. Na aba geral, é importante colocar todas as informações do produto que o identificarão. Veja a seguir os detalhes dos campos.
Código PLU
Esse código pode ser alto ou baixo (para produtos que são pesados na balança). A sua escolha será armazenada no sistema, e caso a aba do navegador seja fechada ou a sua conexão com o sistema seja encerrada, a opção escolhida (PLU alto ou baixo) ainda será preservada na próxima inicialização do sistema. Porém, nada impede de alterar novamente esta opção.
Fora de Linha?
Se o produto não for mais fabricado, ative essa opção.
Bebida Alcoólica?
Se for uma bebida alcoólica, ative essa opção e será enviado ao PDV a cobrança do devido documento de identificação para o cliente comprovar sua idade adequada e assim poder finalizar a compra do produto alcoólico.
Código de Barras/GTIN
Aperte o botão

para selecionar a quantidade de dígitos (8, 12, 13 ou 14). Lembrando que um item pode ter mais de um GTIN por possuir mais de uma embalagem, porém somente um código será o principal.
Se nenhum código for inserido, ao clicar em Gravar, o sistema perguntará se você deseja gerar um GTIN automático (sempre de 13 dígitos) a partir do PLU. Caso não seja do seu interesse, deverá informar um código de barras para o cadastro ser finalizado.

Confira também:
Se tentar adicionar um GTIN já existente em outro produto, o sistema alertará:
E mesmo que o produto não esteja mais ativo no mix da loja, o sistema não permite utilizar o GTIN amarrado a ele.

Observação: produtos
fora do mix não são encontrados na tela
Cadastro de Produto. Só podem ser pesquisados em
Mix de Produto, e depois de ativos, retornam à grade de produtos da tela
Cadastro de Produto.
Descrição e Reduzida
A descrição serve para identificar o produto e sua descrição reduzida para enviar à impressão de Etiquetas.
Departamento

Atualização: agora é possível visualizar o código do departamento antes de selecioná-lo.
NCM
É a Nomenclatura Comum do Mercosul - uma classificação obrigatória configurada em
Cadastro de NCM.
Fique atento: a NCM escolhida precisa ser compatível com o Departamento definido. Saiba mais.
Tipo do Item
O tipo do item segue a tabela do SPED, podendo ser:
- 00 - Mercadoria para revenda (produto comprado para comercialização)
- 01 - Matéria-prima (insumo que compõe outro produto)
- 02 - Embalagem (material usado na apresentação do produto)
- 04 - Produto acabado (produto finalizado e pronto para venda)
- 07 - Material de uso e consumo (itens para uso interno, como materiais de escritório)
- 08 - Ativo imobilizado (bens adquiridos para o patrimônio da empresa, como máquinas)
- 99 - Outras (itens diversos não utilizados no processo produtivo)
Esse campo é trazido de acordo com o departamento do produto, pois o sistema confere qual a tipificação foi definida lá no cadastro do subgrupo do departamento.
Na imagem, o tipo retornado foi "Mercadoria para revenda" porque o departamento escolhido está classificado assim. Mas há casos onde um produto precisa operar independente do seu departamento. E nesses casos, basta alterar em seu cadastro, a sua tipificação.

Quando isso ocorrer (a tipificação for alterada no produto), o sistema entenderá que o produto é independente e portanto ele não receberá atualização em lote quando o departamento for editado.
No entanto, alguns detalhes precisam de observação.

Essa classificação impacta diretamente o valor do estoque, que serve como base para o cálculo do Imposto de Renda. Uma atribuição incorreta pode resultar em erros na apuração fiscal, trazendo riscos e penalidades para a empresa.
Além disso, o NCM atribuído ao produto precisa estar em conformidade com essa tipificação. Pois cada tipo de item recebe uma configuração tributária diferente. E isso é definido no Cadastro de NCM.

Exemplo: um tal produto que era Mercadoria para revenda se tornou Material de uso e consumo.
Ao clicar em Gravar, o seguinte erro apareceu na tela:
Se houver uma alteração no tipo do item no cadastro do produto, a tributação do NCM precisa estar alinhada com essa nova definição.
Saiba mais sobre esse erro aqui.
Identificação Contábil
A identificação contábil serve para ditar algumas exceções em impostos, como o PIS/COFINS e/ou Retenções. Esse campo também é alimentado conforme o departamento do produto, pois o sistema confere qual ID foi definido lá no cadastro do subgrupo do departamento.

Importante ressaltar que esse campo pode determinar se o produto ignora os cálculos de PIS/COFINS na entrada de NF, mesmo que na aba PIS/COFINS do produto (que veremos mais adiante) diga outra condição. Ou seja, a Identificação Contábil prevalece sobre os dados do próprio item.

Fique atento: Ao alterar o ID Contábil de um subgrupo, somente os produtos vinculados a ele (e que não foram editados) serão alterados. Aqueles produtos que receberem edição específica não serão contemplados com a mudança.
2. Dados Fiscais do item
Essa etapa esta separada em 3 guias: ICMS, PIS/COFINS e IPI.
Guia ICMS

ICMS Entrada
É preenchido automaticamente de acordo com a NCM do produto e diz respeito à Alíquota de Entrada do imposto.
Crédito Vedado
Está disponível na tela de
Cadastro de NCM para facilitar a replicação desse campo a todos os produtos pertencentes ao mesmo NCM.
Por exemplo, todos os produtos com o número 03037990 terão o crédito vedado (ou não) conforme configurado. A diferença de ativá-la aqui no Cadastro de Produto é que, nessa situação, apenas um produto terá o Crédito Vedado ativado ou desativado, independentemente da configuração escolhida em sua NCM.
Fique atento: Ao ativar a opção para um produto individualmente, ele não receberá as alterações realizadas posteriormente em Cadastro de NCM, justamente para preservar a sua configuração individual.
Até o Limite de
Se o Crédito Vedado for ativado, você poderá ativar essa opção para definir um percentual de limite para o crédito.
ICMS Saída
Como a de Entrada, esse campo preenchido automaticamente faz referência à alíquota do imposto que incide sobre o produto, agora na sua saída. Se não for preenchido, verifique se a NCM possui o mesmo
tipo do Subgrupo do Departamento e se há uma tributação cadastrada para ele em
Cadastro de NCM.
Produção Própria (destaca ST na NF de Cliente)
Quando ativada, a Substituição Tributária será destacada na nota fiscal de cliente. No entanto, essa opção só poderá ser editada se a tributação de saída do item for do
tipo Substituição. Toda tributação tem seu tipo definido em
Cadastro de Tributação e depois, no Cadastro de NCM, as tributações escolhidas são vinculadas a seus respectivos NCMs.
Guia PIS/COFINS

Não Incidente PIS-COFINS? e Tipo Não Incidente
Se não incidir, o motivo deve ser selecionado dentre as opções do Tipo Não Incidente.
Fique atento: Da mesma forma que o Crédito Vedado, essa opção está presente no Cadastro de NCM para configurar em lote todos os produtos pertencentes a mesma Nomenclatura Comum do Mercosul. Se essa configuração for alterada aqui, apenas este item alterado terá a configuração individual perante os itens com mesmo NCM que ele.
Tabela SPED
Só é habilitado quando o campo anterior tiver uma opção selecionada. Assim, será possível selecionar uma tabela e um código SPED para vincular ao produto clicando na lupa do campo. Isso abrirá uma janela para selecionar tanto a tabela quanto o código. Após a seleção, você deve confirmar para prosseguir com o preenchimento dos campos ou limpar para efetuar a limpeza dos campos.
Entrada PIS/COFINS
Aqui são listadas as opções de crédito presumido cadastradas no sistema. Este campo também só será habilitado quando houver uma opção selecionada em Tipo Não Incidente.
CST Entrada e CST Saída
São apenas informativos devido a já estarem definidos em
Regras de Loja. De acordo com a opção selecionada no campo
Tipo Não Incidente, ele mostrará o CST cadastrado nas Regras de Loja.
Fique atento: Se você estiver cadastrando o produto em mais de uma loja, os dados que serão exibidos serão da sua loja padrão. Contudo, isso não alterará os valores das outras lojas. Eles apenas não serão exibidos ali. Como definir minha loja padrão?
Guia IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)

Tipo de IPI
Ele pode ser percentual ou monetário. Se optar por não informar, basta deixar o tipo como "Nenhum".
IPI Entrada
É o valor de entrada do imposto.
Fique atento: Não é obrigatório informar o valor do IPI, porém, se informado, ele não poderá ser negativo; Ainda se o seu tipo for Percentual, o valor não poderá ultrapassar 100%.
3. Embalagens

Neste espaço, é só inserir a Embalagem de Compra e Venda.
Especifique a unidade, quantidade e peso. As unidades são:
BD (Balde), BJ (Bandeja), CJ (Conjunto), CT (Cento), CX (Caixa), DS (Dose), DZ (Dúzia), EN (Envelope), EB (Embalagem), FD (Fardo), FR (Frasco), GR (Garrafa), | KG (Quilograma), L3 (Litro Cúbico), LA (Lata), LT (Litro), M2 (Metro Quadrado), M3 (Metro Cúbico), MC (Maço), ML (Mililitro), MT (Metro), PA (Pastilha), PC (Peça), PT (Pacote), | RL (Rolo), SC (Saco), UN (Unidade), VS (Vasilhame), BO (Bobina), PE (Pé), DP (Display), AG (Agrupamento), TP (Tetra Pack), PR (Pares), KWH (Quilowatt Hora), MWH (Megawatt Hora). |
Depois é só definir um Divisor de Preço: servirá para exibir na Etiqueta o custo repartido de acordo com o campo Tipo (por grama, quilograma, metro, unidade ou litro).
4. Aba Grade
Essa aba está sendo desenvolvida e será lançada em breve.
5. Aba Equivalentes
Aqui basta selecionar, se houver, os Similares (Preço), a Marca e os Associados (Estoque).

Associados
Para exemplificar o Associado, pense no refrigerante que pode ser vendido tanto quente quanto gelado. Ao oferecê-lo gelado, é comum que o valor seja diferente, pois há uma despesa por trás do processo de refrigeração. No entanto, ao vendê-los, o estoque que sofrerá baixa é o mesmo: refrigerante, independente se for gelado ou não. Por isso, chamamos o refrigerante quente de Produto Pai e o gelado de Produto Filho (pois se originou do primeiro).
Para inserir um produto associado:
- Clique em
- Incluir Pai: para vincular aquele item do qual outros produtos derivam, incluindo o item que está sendo cadastrado.

- Note que só poderá associar um cadastro como pai.
- Incluir Filhos: para associar produtos (no plural, mesmo) que derivam do item que está sendo cadastrado.
- É possível Assumir o valor de venda do Produto Pai?
Assim, os filhos terão o estoque associados ao do pai e não terão valores de venda divergentes.
- Registre o percentual sobre o Valor de venda
Esse campo fica habilitado quando você está incluindo um produto pai. Assim, o percentual informado será aplicado sobre o valor de venda do pai para calcular automaticamente o valor de venda dos produtos filhos.

Mas se estiver inserindo produtos filhos, o campo ficará desabilitado, pois o valor de venda dos filhos não interfere no valor de venda do produto pai.

- Registre o valor de acordo com a Despesa.
O percentual de despesa pode ser aplicado tanto ao incluir um produto pai quanto um produto filho, pois representa custos adicionais que afetam a precificação.
- Depois clique em Adicionar. Os campos serão enviados para a tabela de Associados do Produto.
- Se necessário você poderá Editar ou Excluir o registro associado por meio dos botões na coluna Ações da tabela.


Fique atento: não é possível inserir um associado filho que contenha itens em estoque, pois a baixa do estoque será em conjunto com o estoque do produto pai. Nesse caso, o sistema informará:
Para solucionar o estoque do associado filho, você pode ler mais sobre
Ajuste de Estoque.
Similares
Já os similares são produtos quase idênticos, se não por um detalhe de sabor, fragrância, cor ou outra característica. Ou seja, não dividem o mesmo estoque, mas compartilham do mesmo peso, marca, função, dentre outras características. Saiba mais. Um bom exemplo é o suco em pó. Eles tem a mesma marca, mesmo peso e mesma função, apenas se distinguem pelo sabor. Entretanto, relacionar os produtos similares não impede que eles tenham preços diferentes.

Para remover um similar inserido por engano, é só selecionar a opção Nenhum da lista.
Marca
A marca deve ter sido cadastrada anteriormente em Cadastro de Marca. Assim, ao digitar ao menos 3 caracteres da marca desejada, o sistema buscará a descrição nos registros e a amarração do produto com a marca estará feita.

Para remover uma marca inserida por engano, é só selecionar a opção Nenhum da lista.
5. Fornecedores e suas embalagens
Já quase no fim, informe os fornecedores e marque quais são fabricantes, depois clique em Adicionar.
Na grade os fabricantes serão listados e você poderá escolher um deles para ser o Preferencial.

Fique atento: não é permitido a exclusão de um fornecedor enquanto ele estiver marcado como Preferencial.
Se clicar em
os dados do fornecedor retornam aos campos para serem editados, porém o campo do fornecedor permanecerá bloqueado para que não seja substituído, devido à ação ser de edição.
Se clicar em
, os dados do fornecedor serão excluídos. Para isso, você precisará confirmar a ação na mensagem que se abrirá:
Se clicar em
, o sistema abrirá mais uma tabela abaixo da tabela de fornecedores exibindo todas as embalagens do fornecedor escolhido.

Para cadastrar as embalagens do fornecedor:
- Informe a Referência (opcional): o código da embalagem para o sistema do fornecedor
- Especifique a Unidade de Compra e a sua quantidade
- Clique em Adicionar
É possível editar (
) e excluir (
) os dados informados por meio dos botões da tabela de Embalagens.
6. Configurar as opções de interface
Opções iniciais da Aba Interface
Peso Variável?
Ative a opção Peso Variável? quando o produto for como uma melancia onde cada uma tem um peso.
Enviar para a balança?
Já a opção Enviar para a balança? serve para enviar os produtos que serão pesados na balança, como a maioria dos produtos Hortifrúti. Atenção: produtos que são enviados para balança não podem usar dígito alto.
Validade
Coloque a média de quantos dias o produto perecível dura no campo Validade.
Tecla Balança
Também informe a Tecla Balança, isto é, o atalho para a balança. (Se mais de uma loja estiver selecionada, preencha a tecla da loja padrão e depois edite separadamente a tecla de cada uma das outras lojas.)
Receita | Informação Nutricional | Tara
PDV e Etiquetas
Envia PDV?
Em relação ao PDV, desative a opção Envia PDV? quando não quiser que um item seja enviado ao PDV, pois esta opção já vem marcada por padrão.
Permite multiplicação?
A opção Permite multiplicação? é referente a passagem no caixa. Se o operador puder multiplicar, ganhará agilidade, porém poderá digitar uma quantidade errada. Não é recomendado para produtos com valor muito sensível.
Código Vasilhame
E a opção Cod. Vasilhame se refere a um produto com embalagem retornável: é só informar o código do respectivo vasilhame. (Para que o vasilhame seja listado, é preciso que haja um produto cadastrado com a embalagem de venda do tipo “VS“ - Vasilhame.)
Quantidade
Com relação às Etiquetas, você pode definir em nesse campo uma quantidade de etiquetas por produto para atender a necessidade dele de acordo com a disposição nas gôndolas e nos caixas que ele ocupa.
Movimentação
Abaixo estão os campos referentes à Movimentação.

Tipo Movimentação - que pode ser:
Direta (padrão): quando o produto é revendido da forma que é comprado.
Decomposição: quando este produto será decomposto. Por exemplo: Uma peça de traseiro bovino é decomposta em vários itens; e esses itens são vendidos.
Composição: quando este produto é composto de vários itens, como uma cesta básica por exemplo.
Produção: quando o produto é produzido pela empresa, como pizzas, bolos e pães.
Perda de Decomposição
Quando a opção for definida como Decomposição: o campo Perda de Decomposição ficará ativo para ser preenchido. Isto é, o percentual de perda que a peça apresenta ao ser decomposta. É comum no processo de decomposição de uma peça que algumas partes como os ossos sejam descartados. Dessa forma, indique o percentual da peça que não será aproveitado aqui.
Explosão na compra?
Essa opção permite indicar se o produto deve ter uma explosão assim que for comprado, ou seja, na entrada de nota o produto já será decomposto automaticamente. Se não for marcada, a decomposição do item será feita pela tela
Cadastro de Decomposição.
Atualiza Custos na Explosão?
Se ativada esta opção, faz com que os custos dos produtos filhos sejam atualizados automaticamente na nota fiscal. Caso contrário, o custo dos produtos se manterão e deverão ser ajustados individualmente e manualmente.
Fique atento: Para ativá-lo escolha previamente a Decomposição no campo Tipo de Movimentação e marque a opção Explosão na Compra?.
Explosão na Venda?
A opção Explosão na venda? (disponível para os produtos do tipo Composição) indica se o produto deve ter uma explosão na venda, em outras palavras, se o produto apresentará todos os itens que fazem parte dele quando for vendido. Por exemplo, imagine a cesta básica, composta por arroz, feijão, farinha e etc. Se houver explosão na venda para a cesta básica, todos os seus itens serão descritos na nota/cupom fiscal. Caso contrário, só aparecerá a descrição "Cesta básica".
Essa opção fica desabilitada para produtos do tipo Decomposição. E se ativada, não será possível adicionar um produto associado. Essa restrição é aplicada para evitar problemas relacionados à explosão na venda. Se o produto estiver associado a um produto com estoque disponível, não será possível ativar e desativar essa opção. Isso garante que não seja possível marcar a explosão na venda para um produto que tenha produtos associados em estoque.
iPDV e Rastreabilidade

Por fim, sobre a Integração com o IPDV, pode-se ativar as seguintes opções:
- Permite Parcelamento? - se o item pode ser parcelado.
- Emite Vale Gás? - se com este produto o vale gás pode ser emitido.
- Pede Lib. Fiscal - caso esse produto necessite da liberação do fiscal antes da conclusão da venda.
- Item Rastreável? - para tornar um produto rastreável.
Ao final de todo o preenchimento você poderá clicar no botão

ou

se o item atual for semelhante ao próximo item a ser cadastrado (onde apenas o PLU e GTIN serão descartados).
Ao duplicar um registro, o sistema verificará se o item possui fornecedores. Se possuir, ele exibirá essa mensagem:

Caso a opção escolhida seja não, os dados do Fornecedor serão limpos.
A seguir, o sistema também verificará se o item possui algum produto similar, e notificará em caso positivo:

Caso a opção escolhida seja não, o campo Similar da aba Equivalentes será limpo.
Após gravar o produto que herdou a duplicação, o sistema voltará para a visualização de pesquisa.

Fique atento: nesta tela não é possível consultar itens fora do mix. Os produtos inativados devem ser acessados em Mix de Produto.
|
Clonagem de Produtos entre Lojas
Agora, você pode clonar produtos para outras lojas de forma rápida e segura, diretamente no cadastro de produtos. Essa funcionalidade está disponível apenas no modo de edição e garante que todas as validações necessárias sejam feitas antes da duplicação.
Como funciona?
- Clique em Clonar em Outra Loja para abrir a janela de seleção das lojas.

- Selecione uma ou mais das lojas disponíveis para duplicação

Observação: Lojas onde o produto já está cadastrado aparecerão desabilitadas, evitando duplicações.

O sistema verificará:
Se o NCM do produto é compatível com a loja selecionada.
Se há exigências fiscais específicas para o estado da loja.
Caso haja algum problema, um aviso será exibido informando o que precisa ser ajustado.

Nesse exemplo, não há tributação para os estados ES, MG e AL das 3 lojas selecionadas.
Clique em Estou Ciente para o seguinte aviso:

Depois de confirmar, você pode:
Editar o produto duplicado antes de salvar
Ou salvar diretamente, finalizando a clonagem
Dessa forma, o campo Loja será preenchido automaticamente com todas as lojas onde o produto está cadastrado.

Fique atento: quando um produto for clonado, ao alterar a descrição do produto original, a descrição no produto clonado também será alterada e vice-versa.
No entanto, as informações tributárias e a configuração de disponibilidade do produto (por meio do Mix de produto) são específicas para cada loja.
Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
Continue na seção do Módulo Base!