Cadastro de Usuário

Cadastro de Usuário


NotesCaminho de Acesso: Menu > Módulo Configuração > Controle de Usuário

WarningWarning
Essa tela está disponível apenas para o administrador do sistema.

Conceito e Funcionalidade

Assim que você adquire uma licença da plataforma, já é realizado o cadastro do primeiro usuário e ele se torna o usuário administrador. A partir disto, é possível criar novos usuários para utilizarem a ferramenta e também configurar uma loja padrão para cada um deles, bem como permitir o seu acesso a uma e/ou mais lojas. Esta é a sua visualização inicial:


Info

Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.


Dependências

Para cadastrar um usuário, é indicado que antes todas as suas lojas sejam configuradas na tela Cadastro de Loja e que sejam criados os Controles de Acesso

Particularidades

Alert
Você não pode acessar ou editar suas próprias informações nesta tela. Para isso, utilize a tela Edição de Conta. Caso você seja o único usuário registrado no sistema, nenhum registro será exibido nesta tela.

A rotina

Esta tela apresenta uma única etapa de preenchimento. Basta inserir as informações e se atentar a alguns poucos detalhes explicados a seguir.



Para cadastrar um novo usuário, siga os passos abaixo:

  1. Preencha os dados pessoais
    Comece informando o Nome, E-mail e Senha do novo usuário. Esses campos são obrigatórios e, uma vez cadastrados, o e-mail não poderá ser alterado

    1. Ao lado do campo E-mail há um botão para enviar um Convite ao E-mail do novo usuário. Ele ficará ativo depois de cadastrar o usuário no sistema. Saiba mais. 


    2. A senha deve atender aos seguintes requisitos:


  2. Defina o fuso horário
    Selecione o fuso horário correspondente à localização do usuário. Isso garantirá que as operações registradas tenham a data e hora corretas.


  3. Escolha o Controle de Acesso
    No campo Controle de Acesso, defina o nível de permissão do usuário no sistema. 


  4. Habilite permissões especiais

    • Administrador?: Ative essa opção se o usuário puder acessar todas as telas do sistema e gerenciar outros usuários.

    • WarningFique atento: Caso o usuário seja um Administrador, o  Controle de Acesso será desconsiderado.
      Se o usuário 
      não for Administrador, o Controle de Acesso deve ser selecionado.
  5. Vincule o usuário às lojas
    Abaixo dos dados principais, o sistema exibe uma lista de lojas cadastradas. Para cada loja, você pode definir:

    • Acesso?: Marque esta opção para permitir que o usuário tenha acesso à loja.
      Alert
      O usuário deve ter acesso a no mínimo uma loja pois ela deverá obrigatoriamente ser a sua loja padrão.

    • Padrão?: Escolha a loja principal do usuário.

    • Liberador Financeiro?: Habilite esta opção se o usuário puder aprovar operações financeiras. O liberador poderá ver dados privilegiados em telas do financeiro. Por exemplo, se o usuário for liberador financeiro, na Conferência de Tesouraria ele terá a visualização das colunas Valor do Movimento e Quantidade de Registros na tabela, colunas que um usuário que não é liberador financeiro não pode visualizar, embora ambos tenham acesso à mesma tela. Além disso, outras ações serão implementadas futuramente as quais somente um usuário com essa marcação terá permissão para executar.

    • Vendedor?: Selecione essa opção caso o usuário tenha a função de vendedor dentro da loja.
WarningFique atento: Pode ser que não sejam listadas todas as lojas registradas no sistema, visto que você pode não ter acesso a todas elas.  Ou seja, somente as lojas às quais o usuário logado tem acesso serão exibidas. Isso impede que qualquer pessoa atribua a outros acesso para lojas às quais não possui permissão. Nesse caso, somente o administrador do sistema poderá realizar essa atribuição, pois possui acesso a todas as lojas.

Finalizando o cadastro

Após preencher os dados, clique em Gravar para salvar o usuário no sistema.


Um convite será enviado ao e-mail do novo usuário com o link para acessar a ferramenta. Confira aqui como é o convite. 
Se for necessário enviar novamente o convite no e-mail, abra o registro recém-criado e aperte o botão 

A alteração de senha

Caso o usuário tenha esquecido e/ou queira alterar sua senha, poderá clicar no link Esqueceu sua senha? na tela de login e informar e-mail de login.


Uma mensagem como essa aparecerá na tela.

 O link de recuperação de senha estará no e-mail informado:


Ao abri-lo, a alteração da senha poderá ser realizada pelo formulário:

Também é possível alterar uma senha por meio da tela Edição de Conta.


Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

Continue na seção do Módulo Configuração!


    • Related Articles

    • Cadastro de Informação Complementar

      Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Cadastro de Informação Complementar Conceito e Funcionalidade Esta tela serve para cadastrar a informação complementar das notas fiscais. Dependências Você deve estar habilitado para acessar esta tela. ...
    • Cadastro de Retenções Tributárias

      Caminho de acesso: Menu > Configurações > Cadastro de Retenções Tributárias Conceito e Funcionalidade Retenção tributária é o nome dado ao procedimento de recolher, no ato da prestação de serviços, uma parte dos tributos devidos ao fisco. A Retenção ...
    • Cadastro de Grupo de Empresa

      Caminho de acesso: Menu > Configurações > Cadastro de Grupo de Empresa Conceito e Funcionalidade O Grupo de Empresa é um agrupamento de lojas que possuem uma mesma característica, como por exemplo ser de determinada região ou atender o mesmo nicho de ...
    • Cadastro de Receita

      Caminho de Acesso: Menu > Módulo Base > Cadastro de Receita Conceito e Funcionalidade Esta tela serve para cadastrar a receita dos produtos fabricados por você ou por terceirizados. Essas informações serão vinculadas ao item, em Cadastro de Produto. ...
    • Cadastro de País

      Caminho de acesso: Menu > Configurações > Cadastro de CFOP Conceito e Funcionalidade A tela de Cadastro de País permite criar, editar e gerenciar os registros de países no sistema, garantindo a consistência e o controle dos dados utilizados em ...