Caminho de Acesso: Menu > Módulo Configuração > Controle de Usuário


Essa tela está disponível apenas para o administrador do sistema.
Conceito e Funcionalidade
Assim que você adquire uma licença da plataforma, já é realizado o cadastro do primeiro usuário e ele se torna o usuário administrador. A partir disto, é possível criar novos usuários para utilizarem a ferramenta e também configurar uma loja padrão para cada um deles, bem como permitir o seu acesso a uma e/ou mais lojas. Esta é a sua visualização inicial:

Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.
Dependências
Para cadastrar um usuário, é indicado que antes todas as suas lojas sejam configuradas na tela Cadastro de Loja e que sejam criados os Controles de Acesso.
Particularidades

Você
não pode acessar ou editar suas próprias informações nesta tela. Para isso, utilize a tela
Edição de Conta. Caso você seja o único usuário registrado no sistema, nenhum registro será exibido nesta tela.
A rotina
Esta tela apresenta uma única etapa de preenchimento. Basta inserir as informações e se atentar a alguns poucos detalhes explicados a seguir.

Para cadastrar um novo usuário, siga os passos abaixo:
Preencha os dados pessoais
Comece informando o Nome, E-mail e Senha do novo usuário. Esses campos são obrigatórios e, uma vez cadastrados, o e-mail não poderá ser alterado
Ao lado do campo E-mail há um botão para enviar um Convite ao E-mail do novo usuário. Ele ficará ativo depois de cadastrar o usuário no sistema. Saiba mais.

A senha deve atender aos seguintes requisitos:

Defina o fuso horário
Selecione o fuso horário correspondente à localização do usuário. Isso garantirá que as operações registradas tenham a data e hora corretas.

Escolha o Controle de Acesso
No campo Controle de Acesso, defina o nível de permissão do usuário no sistema.

Habilite permissões especiais
- Administrador?: Ative essa opção se o usuário puder acessar todas as telas do sistema e gerenciar outros usuários.

Fique atento: Caso o usuário seja um Administrador, o Controle de Acesso será desconsiderado.
Se o usuário não for Administrador, o Controle de Acesso deve ser selecionado.
Vincule o usuário às lojas
Abaixo dos dados principais, o sistema exibe uma lista de lojas cadastradas. Para cada loja, você pode definir:

- Acesso?: Marque esta opção para permitir que o usuário tenha acesso à loja.

O usuário deve ter acesso a no mínimo uma loja pois ela deverá obrigatoriamente ser a sua loja padrão.
- Padrão?: Escolha a loja principal do usuário.
- Liberador Financeiro?: Habilite esta opção se o usuário puder aprovar operações financeiras. O liberador poderá ver dados privilegiados em telas do financeiro. Por exemplo, se o usuário for liberador financeiro, na Conferência de Tesouraria ele terá a visualização das colunas Valor do Movimento e Quantidade de Registros na tabela, colunas que um usuário que não é liberador financeiro não pode visualizar, embora ambos tenham acesso à mesma tela. Além disso, outras ações serão implementadas futuramente as quais somente um usuário com essa marcação terá permissão para executar.
- Vendedor?: Selecione essa opção caso o usuário tenha a função de vendedor dentro da loja.
Fique atento: Pode ser que não sejam listadas todas as lojas registradas no sistema, visto que você pode não ter acesso a todas elas. Ou seja, somente as lojas às quais o usuário logado tem acesso serão exibidas. Isso impede que qualquer pessoa atribua a outros acesso para lojas às quais não possui permissão. Nesse caso, somente o administrador do sistema poderá realizar essa atribuição, pois possui acesso a todas as lojas.Finalizando o cadastro
Após preencher os dados, clique em Gravar para salvar o usuário no sistema.
Um convite será enviado ao e-mail do novo usuário com o link para acessar a ferramenta. Confira aqui como é o convite.
Se for necessário enviar novamente o convite no e-mail, abra o registro recém-criado e aperte o botão
.
A alteração de senha
Caso o usuário tenha esquecido e/ou queira alterar sua senha, poderá clicar no link Esqueceu sua senha? na tela de login e informar e-mail de login.

Uma mensagem como essa aparecerá na tela.
O link de recuperação de senha estará no e-mail informado:
Ao abri-lo, a alteração da senha poderá ser realizada pelo formulário:

Também é possível alterar uma senha por meio da tela Edição de Conta.
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