Perfil de Documentos

Perfil de Documentos

Notes
Caminho de acesso: Menu > Configurações > Perfil de Documentos

 

Conceito e Funcionalidade

Nos Perfis de Documentos, você faz a configuração que será usada depois na emissão de notas fiscais de entrada e saída. É aqui que você define CFOPs e outras informações importantes, o que ajuda a ganhar tempo, já que essas definições não precisam ser repetidas em cada nota. Assim, o processo fica mais prático e padronizado.

Veja como é a tela inicial:

Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.

Dependências

Lembre-se que você deve estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.

No demais, configure previamente:

 

Particularidades

A rotina

Siga os passos descritos a seguir:

 

1. Preencher os Dados Gerais do Perfil de Documentos


  • Descrição:  informe uma descrição clara e concisa para identificar tal perfil para ser enviado nas notas como Natureza da Operação. Por exemplo, COMPRAS DE MERCADORIAS.

  • Operação: ​referente ao tipo do perfil, podendo ser de
    a) Entrada
    b) Saída

  • Tipo de Unidade: é o tipo de unidade de mercadoria informado no Cadastro de Produto.
    É possível selecionar:
    a) Venda - para considerar a unidade de venda do produto ou 
    b) Compra - para considerar a unidade de compra do produto na emissão da NFe
    Quote
    Exemplo: Considere o mercadinho de Marcela no qual vende as caixinhas de leite separadamente para seus clientes, porém, para as adquirir do seu fornecedor, ela compra o fardo com 12 unidades. Se Marcela quiser emitir nota fiscal considerando a Unidade de Compra do Leite, estará considerando a quantidade de fardos que pediu ao seu fornecedor. Mas se ela quiser emitir de acordo com a Unidade de Venda, estará considerando cada uma das caixinhas de 1L de leite.
    WarningFique Atento: Dependendo da escolha selecionada, a quantidade da mercadoria, custo e até o imposto terão valores divergentes no ato da emissão de NFe com este perfil de documento. 
  • Emissão de NF: relativo à origem da emissão, se de:
    a) Terceiros
    b) Própria

  • Tipo de NF: para identificar em qual tipo de NF, o perfil de documentos será utilizado, podendo ser:

    1. Compra: utilizado para compra de mercadoria de fornecedores

    2. Venda: referente a vendas de mercadorias ao cliente

    3. Bonificação: para quando a entrada da mercadoria é toda bonificada

    4. Devolução: utilizado para devoluções que
      a) os clientes realizam à loja
      (neste caso a Operação deve ser de Entrada porque as mercadorias retornaram)

      b) a loja realiza aos fornecedores
      (a Operação é de Saída visto que os produtos estão saindo do estoque da loja)

    5. Transferência: utilizado para as transferências entre lojas

    6. Transporte: utilizado para conhecimentos de transporte

    7. Outras: utilizado quando não há movimentação de estoque

    8. Uso e consumo próprio: exclusivamente para operação de saída de mercadorias de uso e consumo interno

    9. Brindes: para operações referentes a brindes

    10. Perda: para operação de saída de mercadorias derivados de perdas

    11. Transf. ICMS: utilizado para transferência de saldo de ICMS

    12. Recusa: usada no caso da nota emitida ser recusada pelo destinatário

    13. Remessa: para operações de saída do tipo remessa

    14. Complemento: perfil utilizado para notas complementares

    15. Ajuste: usado quando um ajuste se faz necessário, por exemplo
      a) quando uma nota fiscal deveria ser cancelada, mas passou do prazo do cancelamento
      b) como antecipação de ICMS
      c) ou como anulação de valores relativos à prestação de serviço

  • Inativo?: opção para inativar o perfil de documentos no caso de estar desatualizado com as normas vigentes; Ao desativar um perfil, ele não poderá ser escolhido em nenhum tipo de documento, mas não perderá os vínculos com as emissões já realizadas
  • Info
    • Quando os perfis forem inativados, eles aparecerão na grade de pesquisa destacados em vermelho:


2. Inserir o CFOP e vincular a ele o ID Contábil


  • CFOP: esta sigla se refere ao Código Fiscal de Operações e Prestações, no qual é responsável por identificar qual a natureza da transação (intermunicipal, interestadual ou internacional) de mercadorias e serviços.  É obrigatório o preenchimento deste código em todos os documentos fiscais seja de entrada ou saída de mercadorias, bens ou serviços e é por meio do CFOP também que se define se a operação deve ou não contribuir com impostos. Ele é cadastrado em Cadastro de CFOP.
    Notes
    Esse campo apresenta os resultados com base na Operação (de entrada ou saída). Se a Operação não for preenchida antes, o CFOP não listará nenhum resultado.

  • ID Contábil: é um identificador utilizado para classificar e registrar transações contábeis. Ele é essencial para a correta escrituração contábil e para garantir conformidade com as obrigações tributárias. Ele é cadastrado em Cadastro de Identificação Contábil.

Warning
 É obrigatório que tanto o CFOP quanto o ID Contábil sejam informados, e não pode haver CFOP sem ID.


3. Informar as Características da NF


As opções aqui por padrão são selecionadas, com exceção da opção Ativo para pedido, mas nos casos em que uma delas não for aplicável, basta desativá-las. Somente perfis desse tipo (Ativo para pedido) serão listados na tela de Pedido de Vendas.

  • Gera Financeiro?: quando marcada, será obrigatório informar também a aba do Financeiro. Se tentar gravar, sem informar o financeiro quando essa opção estiver ativada, o sistema emitirá o seguinte aviso:


  • Atualiza Custo Reposição?: se ativada, o custo Reposição será atualizado (não é recomendado para perfis de bonificação)

  • Calcula ST (NF Clientes)?: os valores de substituição tributária serão destacados na emissão da NF de cliente

  • Gera Estoque?: neste caso o documento alterará a quantidade de itens do estoque. Essa opção está sempre ativada e só pode ser desativada quando o tipo de NF for Transferência


  • Ativo para Pedido? - somente perfis desse tipo serão listados na tela Pedido de Venda 

  • Gera Livro Fiscal? - quando um lançamento fiscal entra no Livro Fiscal, significa que ele será incluído no cálculo dos impostos devidos (ICMS, PIS, COFINS, etc.). Se marcado, todas as NFs desse perfil entrarão no livro.

    Alguns perfis devem obrigatoriamente entrar no livro, então não tem como desmarcar a opção.
    Por isso, essa opção só fica desbloqueada nos seguintes casos:

    • quando o tipo da emissão da NF é igual a Própria e o tipo da NF é igual a Outras 



    • quando o tipo da emissão da NF é igual a Própria e o tipo da NF é igual a Compra.

 

Info
Observação: Todos esses campos podem ser usados como filtros de pesquisa para encontrar perfis de documento:

    4. Configurar os dados Financeiros


    Nesta etapa, preencha os campos financeiros uma vez para cada loja, para respeitar as suas especificidades. 

    • Loja: referente às suas lojas cadastradas

    • Condição:  é o prazo para o pagamento ser efetuado de acordo com o tipo de condição

    • Tipo de Condição: é a regra que determina como a dívida será quitada. Como exemplo, pode ser A vista, um Dia Fixo, ou Dias da Data por exemplo. Saiba mais

    • Finalizadora: faz menção ao Cadastro de Finalizadora, isto é, o meio de pagamento

    • Conta: é a conta bancária relacionada

    • Categoria: se refere à Categoria Financeira previamente cadastrada

    • Imprimir Boleto Após NF?: se desejado, o boleto pode ser impresso após a emissão da NF. Essa opção é indicada para operações de saída, na qual o boleto pode ser enviado ao destinatário juntamente com o produto/serviço

    Após preencher os campos, clique em Confirmar e assim as informações irão compor a tabela que se encontra na parte inferior da tela, e também será possível preencher as mesmas informações financeiras para uma segunda loja com suas especificações, se houver.


     

    Ao clicar em Gravar, o sistema conferirá se o tipo da operação (Entrada ou Saída) condiz com o código informado, pois os CFOPs de entrada iniciam com os dígitos 1, 2 ou 3 e os CFOPs de saída começam sempre com 5, 6 ou 7. Se algum CFOP não corresponder ao critério, aparecerá um aviso.


    Se esse aviso aparecer, é só remover os CFOPs incorretos e clicar novamente em Gravar.



    Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

    Continue na seção de Configuração!






      • Related Articles

      • Emissão de NF de Cliente

        Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Emissão de Cliente Conceito e Funcionalidade Esta tela, como o próprio nome evidencia, possibilita a emissão de notas fiscais para cliente. Quando uma venda é realizada no PDV, é gerado um cupom fiscal ...
      • Devolução e Saída de NF de Fornecedor

        Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Devolução e Saída de NF de Fornecedor Conceito e Funcionalidade Essa tela tem por objetivo devolver itens e/ou notas inteiras de acordo com inconformidades, seja porque o fornecedor enviou itens não ...
      • Lançamento de NF de Outras Operações

        Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Lançamento de NF de Outras Operações Conceito e Funcionalidade Por meio desta tela é possível lançar notas de Outras Operações, ou seja, notas fiscais não relacionadas à entrada e saída de mercadorias, ...
      • Pedido de Venda

        Caminho de Acesso: Menu > Módulo Vendas > Pedido de Venda Conceito e Funcionalidade A tela de Pedido de Venda é utilizada para solicitar, registrar ou editar pedidos de venda, possibilitando a inclusão de produtos, condições financeiras e informações ...
      • Entrada de NFE

        Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Entrada de NFE Conceito e Funcionalidade Por meio dessa tela, é possível dar entrada nas mercadorias recebidas de fornecedores de forma eficiente e segura. Quando é baseada nos XMLs validados e previamente ...