Pedido de Venda

Pedido de Venda


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Conceito e Funcionalidade

A tela de Pedido de Venda é utilizada para solicitar, registrar ou editar pedidos de venda, possibilitando a inclusão de produtos, condições financeiras e informações de entrega.

Diferente da tela de Emissão de NF de Cliente, esta funcionalidade não exige configurações fiscais, tornando o processo mais ágil para vendas internas ou negociações preliminares.

Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.

  1. Para saber como cadastrar/ editar um registro, clique aqui.
  2. Para saber como consultar registros, clique aqui.
  3. Para saber como gerar relatórios, clique aqui.

Dependências

Algumas telas cadastrais devem ser visitadas e populadas previamente, como:

Lembre-se de estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.

 

Particularidades

Modo Cadastro

Clicando em Novo Pedido, verá que a tela contém 3 abas.

Aba Pedido

 

Na primeira aba, informe:

  • Loja: cadastrada em Cadastro de Loja.

  • Cliente: cadastrado previamente em Cadastro de Cliente. Após selecionar o cliente, os dados de endereço são preenchidos automaticamente na aba Entrega.

  •  Perfil de Documento: cadastrado previamente em Perfil de Documentos.  São exibidos os perfis com as seguintes características:
  • Vendedor: Definido em Cadastro de Usuário; aqueles que possuírem essa opção ativa serão listados nesse campo. Para novos registros ou ao limpar os campos, será sugerido o vendedor vinculado à loja do usuário logado.

  • Tipo:

    • Orçamento (Padrão)
    • Pedido
    • PDV Online:  esse tipo não pode ser utilizado para cadastro. Ele é usado quando um pedido proveniente do PDV vem para essa tela.

  • Data de Emissão.

 

Depois, insira os itens:

  1. Busque o produto pelo código ou descrição.
  2. Insira a quantidade, o valor unitário e, se aplicável, os valores de desconto e acréscimo.
  3. Clique em Adicionar para incluir o item na grade. Repita o processo até finalizar o pedido.

 

Aba Financeiro

 

Esta aba só é obrigatória se o perfil de documento selecionado possuir a opção Gera Financeiro? marcada.

Se este for o caso:

  • A(s) parcela(s) deve(m) ser informada(s).
  • Total das Parcelas deve corresponder ao Total do Pedido.
  • Data Vencimento não deve ser anterior a Data Emissão.

Você pode clicar em para que o ERP busque a condição de pagamento do cliente/perfil de documento. O botão (Re) Calcular fica habilitado quando o cliente é selecionado e já existem itens adicionados na primeira aba. Ao clicar sobre ele, primeiro o sistema verifica se já existem parcelas preenchidas. Se houver, ele exibirá a mensagem:

Clicando em Não, o processo é abortado. Optando por Sim, as parcelas atuais serão limpas e ele buscará as condições do cliente selecionado. Não encontrando, o sistema buscará as condições de pagamento cadastradas no perfil do documento.

Pode ser que seja exibida essa mensagem:

Caso o sistema não encontre, coloque a condição manualmente.

Quote

O funcionamento:

Comece informando a Finalizadora e a data de vencimento. O valor da parcela estará preenchido com o valor total do pedido, para facilitar. Clique em Adicionar para lançar a parcela à grade e repita esses passos para todas as parcelas do pedido de venda, se não for pago em uma única parcela. 

Se necessário, você poderá editar ou excluir uma parcela pelos botões de ação.

 

Aba Entrega

Os campos dessa aba referem-se ao endereço de entrega do pedido. Após selecionar o cliente, os campos são automaticamente preenchidos com o endereço cadastrado no sistema.

Se o endereço de entrega deste pedido for diferente, você pode editá-los diretamente. No entanto, essa alteração não modifica o endereço registrado no Cadastro de Cliente.
 

Clicando em gravar, o pedido deve ser confirmado:

Clicando em Sim, são apresentados 3 modelos de impressão:
  1. Modelo Sulfite A4:


  2. Bobina Contínua:


  3. Danfe NFCe:
    Esse modelo está disponível apenas para pedidos realizados no PDV.

 

Modo Pesquisa

Voltando ao modo de pesquisa da tela, os pedidos provenientes do PDV também são exibidos na grade.
Eles podem ser identificados pela coluna e filtro Tipo de Negociação.


Também é possível visualizar o status de cada pedido diretamente na grade:
0 - Pendente
1 - Parcial
2 - Total
3 - Cancelado
4 - Recusado

Para cancelar um pedido, há um botão no canto inferior da tela:

E também aparecerá o botão de Imprimir localizado na parte superior da tela:



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