A tela de Pedido de Venda é utilizada para solicitar, registrar ou editar pedidos de venda, possibilitando a inclusão de produtos, condições financeiras e informações de entrega.
Diferente da tela de Emissão de NF de Cliente, esta funcionalidade não exige configurações fiscais, tornando o processo mais ágil para vendas internas ou negociações preliminares.
Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.
Algumas telas cadastrais devem ser visitadas e populadas previamente, como:
Lembre-se de estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.
Clicando em Novo Pedido, verá que a tela contém 3 abas.
Na primeira aba, informe:
Loja: cadastrada em Cadastro de Loja.
Cliente: cadastrado previamente em Cadastro de Cliente. Após selecionar o cliente, os dados de endereço são preenchidos automaticamente na aba Entrega.
Vendedor: Definido em Cadastro de Usuário; aqueles que possuírem essa opção ativa serão listados nesse campo. Para novos registros ou ao limpar os campos, será sugerido o vendedor vinculado à loja do usuário logado.
Tipo:
Data de Emissão.
Depois, insira os itens:
Esta aba só é obrigatória se o perfil de documento selecionado possuir a opção Gera Financeiro? marcada.
Se este for o caso:
Você pode clicar em para que o ERP busque a condição de pagamento do cliente/perfil de documento. O botão (Re) Calcular fica habilitado quando o cliente é selecionado e já existem itens adicionados na primeira aba. Ao clicar sobre ele, primeiro o sistema verifica se já existem parcelas preenchidas. Se houver, ele exibirá a mensagem:
Clicando em Não, o processo é abortado. Optando por Sim, as parcelas atuais serão limpas e ele buscará as condições do cliente selecionado. Não encontrando, o sistema buscará as condições de pagamento cadastradas no perfil do documento.
Pode ser que seja exibida essa mensagem:
Caso o sistema não encontre, coloque a condição manualmente.
O funcionamento:
Comece informando a Finalizadora e a data de vencimento. O valor da parcela estará preenchido com o valor total do pedido, para facilitar. Clique em Adicionar para lançar a parcela à grade e repita esses passos para todas as parcelas do pedido de venda, se não for pago em uma única parcela.
Se necessário, você poderá editar ou excluir uma parcela pelos botões de ação.
Os campos dessa aba referem-se ao endereço de entrega do pedido. Após selecionar o cliente, os campos são automaticamente preenchidos com o endereço cadastrado no sistema.
Se o endereço de entrega deste pedido for diferente, você pode editá-los diretamente. No entanto, essa alteração não modifica o endereço registrado no Cadastro de Cliente.