Essa tela oferece uma maneira prática e eficiente de acompanhar e apurar os tributos PIS/COFINS, garantindo que suas obrigações fiscais estejam sempre em dia. Você pode gerar relatórios detalhados em PDF sobre os tributos, aplicando filtros específicos para personalizar a apuração conforme a operação e a incidência dos tributos.
Lembre-se que você deve estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.
Siga os passos abaixo para realizar a apuração de PIS/COFINS:
Na primeira etapa, você pode selecionar a loja para a qual deseja gerar o relatório.
O período de apuração deve ser informado dentro do mesmo mês e ano. Além disso, a data de início não pode ser posterior à data de término.
Depois, escolha entre as seguintes operações: Todos (padrão), Entradas ou Saídas. para filtrar os registros de acordo com o tipo de operação desejada.
Este filtro permite escolher entre Todos (padrão), Incidentes ou Não incidentes. Se o último for escolhido, poderá selecionar o tipo de não incidência. As opções incluem:
Após configurar os filtros desejados, clique em Pesquisar. O sistema preencherá a grade de exibição com os registros encontrados, incluindo os totalizadores automaticamente calculados, como Créditos, Débitos e Impostos Apurados.
Caso deseje cancelar a pesquisa e limpar os dados da grade de exibição, clique em Cancelar.
Caso deseje remover todos os filtros, clique em Limpar.
Se precisar reprocessar os dados de PIS/COFINS, clique no botão . Isso o levará à tela de reprocessamento. Saiba mais sobre essa tela.
Mas, se o seu usuário não possuir permissão para acessar a tela, uma mensagem como essa será exibida:
Se houver dados na grade, o botão Imprimir estará disponível. Ao clicar nele, o relatório em PDF será gerado e exibido em uma nova guia do navegador. O PDF será organizado em seções de entradas e saídas, com subdivisões de valores dentro e fora do estado, além dos subtotais e o cálculo do imposto apurado.