A GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é um documento obrigatório que as empresas devem preencher e enviar ao governo estadual. Ela serve para declarar o resumo das operações de compra e venda de mercadorias e serviços que envolvem o ICMS, com o intuito de verificar se a empresa está recolhendo corretamente o imposto. A GIA é um dos principais instrumentos de fiscalização.
Por meio dessa tela é possível conferir e complementar as movimentações da empresa para a escrituração digital da Apuração do ICMS.
Observe a sua página inicial:
Como essa não é uma tela cadastral, não possui botão Novo Registro. Em vez disso, a tela já abre na própria página para realizar a exportação. Sendo assim, não é possível consultar registros nessa tela.
O processo se resume em primeiro conferir os valores que serão agrupados dentro da aba Conferência, e por fim, fazer os ajustes necessários por meio da aba Apuração do ICMS.
Comece informando as loja(s), o Mês e Ano para a apuração.
Marque a opção Somente NF’s Conferidas para trazer na pesquisa apenas dados das Notas Fiscais marcadas como Conferidas, ou deixe-a desmarcada para trazer todas as NF's.
Algumas empresas sempre conferem os dados das Notas Fiscais que entram e saem e, quando constatam que está tudo correto, marcam as Notas Fiscais como Conferidas; esse é mais um processo feito para garantir que as informações contidas no sistema estejam sempre coerentes.
Se a pesquisa não encontrar resultados, será emitido o seguinte alerta:
Dentro da aba Conferências, pode-se ver outras guias:
Na guia Lançamento de CFOP, todas as movimentações são agrupadas na grade por CFOP, com as seguintes colunas:
Na segunda tabela, são apresentados os totais referentes à movimentação de Entradas e Saídas.
Nesta aba você verá os totais das movimentações de entradas feitas com outros estados, separados por CFOP na primeira grade.
Quando colocar em foco um dos CFOP’s, as totalizações separadas de acordo com o estado serão exibidas na grade abaixo.
Aqui são trazidos os valores referentes às operações de saídas efetuadas para outros estados. Assim como na guia anterior, as informações vêm agrupadas pelo CFOP na grade superior e são destrinchadas de acordo com o estado na grade inferior.
Por fim, nessa aba são relacionados os valores contábeis das operações realizadas como Produtores Rurais, separadas por cidade. Para isso, temos que cadastrar a DIPAM das cidades em Cadastro de Cidade.
Feitas todas as conferências, avance para o próximo passo.
Nessa aba, coloque as Informações Complementares da Guia de Recolhimento, Guia de Informação e do ICMS a Recolher, preenchendo os campos corretamente.
Observação:
Depois é só clicar em Aplicar Ajustes. Detalhe: o botão fica desativado quando a pesquisa não encontra nenhum registro de acordo com os filtros utilizados.
Com todos os dados da tela de Apuração ICMS conferidos e todas as informações complementadas, é só gerar o arquivo para apuração do ICMS clicando em Gerar Arquivo.
Se a(s) loja(s) selecionada(s) estiver(em) cadastrada(s) com o regime Simples Nacional em Regras de Loja, será exibida a seguinte mensagem:
Se clicar em Sim, o sistema prosseguirá. Clicando em não, o processo é abortado.
O arquivo gerado é disponibilizado automaticamente após o final da geração do arquivo. Também é emitida uma notificação contendo o mesmo link do arquivo.
Para saber mais sobre as notificações, acesse: Central de Notificações.