Chamamos de Decomposição o processo de dividir um único item em vários produtos para serem comercializados. Para ilustrar, pense que você adquiriu uma peça inteira de carne, mas não a venderá como um único pedaço, certo? Em vez disso, irá decompor a peça em vários cortes menores. É para isso que a tela foi desenvolvida: para cadastrar os subprodutos e suas respectivas quantidades derivadas de um produto principal, e assim poder acompanhar o estoque dos itens que são comercializados.
Observe a sua tela inicial:
Para utilizar a tela siga esses passos:
É possível pesquisar o item de acordo com seu código, descrição, loja ou tipo. Saiba como consultar informações. Como exemplo, foi pesquisado os produtos da loja 1 para decompor:
A partir da pesquisa, clique sobre o produto que será decomposto. Nessa demonstração, veja a decomposição do Dianteiro Bovino. Note que ao clicar no item, na tela são exibidas as informações do produto como
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Caso o produto desejado não seja encontrado, verifique em seu cadastro se a opção Decomposição está ativa.
Nesta segunda etapa, para adicionar os subprodutos é só busca-los pela sua descrição ou PLU.
No caso do Dianteiro Bovino, é só pesquisar um produto como acém bovino e informar o percentual que o acém representa na peça total. Depois basta colocar o valor de custo se desejar (seria obrigatório se o Dianteiro bovino fosse do tipo unitário).
O custo inicial pode ser Zero, não menor, e a Quantidade tem que ser maior que zero.
Clicando em Adicionar, você pode repetir a ação até decompor os 100% da peça.
Fique atento: apenas produtos de movimentação direta podem ser incluídos como subprodutos a uma Decomposição.
No exemplo, pescoço, acém, peito, paleta, músculo dianteiro e cupim foram adicionados, totalizando 100% da peça. Mas você também pode inserir os resíduos como osso, sebo, pele, entre outros, desde que eles estejam devidamente cadastrados. Se isso for feito, será possível emitir nota para a venda desses resíduos.
O total do percentual deve ser igual a 100%. Se ele for menor ou maior que 100%, o ERP Cloud informará:
Mas atenção a estas regras:
Não é possível inserir o produto principal como um de seus subprodutos, pois o ERP informará:
Também não é possível adicionar um item associado. Se houver uma tentativa, o sistema avisará:
Quando o Tipo do produto principal for “Unitário”, no caso da cesta básica por exemplo:
não é permitido adicionar produtos de peso variável:
não é permitido adicionar o item com quantidade fracionada:
é obrigatório informar o custo inicial:
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