Cadastro de Finalizadora

Cadastro de Finalizadora

Notes
Caminho de Acesso: Menu > Módulo Financeiro > Cadastro de Finalizadora

 

Conceito e Funcionalidade

As Finalizadoras, chamadas no passado de Entidades, são os meios de pagamento utilizados para finalizar as transações comerciais, como cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, vale alimentação, convênio entre outros. Cadastrá-las é essencial para a utilização do sistema, pois possui vínculo com várias telas da plataforma. A seguir, observe a página inicial dessa tela:


Info
Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.

Dependências

É necessário cadastrar previamente a(s) Loja(s), a(s) Categoria(s) Financeira(a) e a(s) Conta(s) bancária(a).

E lembre-se que você deve estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.

 

Particularidades


A rotina

Todo o processo é feito seguindo esses passos:

1. Identificar a Finalizadora
2. Personalizar os Detalhes por Loja


 

1. Identificar a Finalizadora

Primeiro coloque os dados referentes a sua identificação:


  • Descrição, ou seja, o nome da finalizadora;

  • Tipo - nada mais que o tipo de finalizadora, podendo ser:


  • Tipo Operação - esse campo é habilitado quando é selecionado no campo anterior a opção Cartão/PIX. Dessa forma o cartão será especificado (crédito ou débito) ou se a operação é por PIX.


Ative as seguintes opções se desejar:
  • PDV? - se a finalizadora opera no PDV ou não.

  • Conferência Auto Tesouraria? - determina se, durante a conferência da tesouraria, a finalizadora será quitada automaticamente.

2. Personalizar os Detalhes por Loja

Depois, configure as especificações da finalizadora para cada loja que possuir:


  • Loja: selecione uma de suas lojas;

  • Tecla: escolha uma tecla de atalho para ativá-la no Frente de Caixa;
  • Notes
    • O atalho deve ser único para cada registro feito na loja. Caso tente inserir uma tecla de atalho já em uso, ao clicar em Gravar, aparecerá o seguinte alerta:

  • Inativa?: é uma opção para inativar a finalizadora no caso dela não estar mais em uso;

  • Condição de Pagamento: é o prazo para o pagamento ser efetuado no qual a finalizadora disponibiliza;

  • Tipo de Condição: é a regra que determina como a dívida será quitada. Como exemplo, pode ser A vista, um Dia Fixo, ou Dias da Data por exemplo. Saiba mais;

  • Conta: é a conta bancária relacionada;

  • Categoria: se refere à Categoria Financeira previamente cadastrada; 

 

Como salvar as especificações na grade e editá-las?

Ao clicar no botão , as informações irão para a grade inferior, o que garante a você maior agilidade para cadastrar a mesma Finalizadora, mas agora para as outras lojas, com suas especificidades. Observe que as informações preenchidas no passo 1 não se perderam. 


A edição de uma finalizadora também é feita por aqui, por meio do botão Editar - ele está em destaque na imagem abaixo. 

Warning

Fique atento:

  • Não dá para excluir uma finalizadora depois que ela é cadastrada. O que deve ser feito nesses casos é apenas inativar a finalizadora e assim o seu histórico não se perderá.
  • Todos os campos são obrigatórios.


Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
Continue na seção do Módulo Financeiro!


    • Related Articles

    • Cadastro de Retenções Tributárias

      Caminho de acesso: Menu > Configurações > Cadastro de Retenções Tributárias Conceito e Funcionalidade Retenção tributária é o nome dado ao procedimento de recolher, no ato da prestação de serviços, uma parte dos tributos devidos ao fisco. A Retenção ...
    • Cadastro de Status PDV

      Caminho de acesso: Menu > Configurações > Cadastro de Status PDV Conceito e Funcionalidade Por meio desta tela, podemos enviar mensagens sobre os status dos clientes para o Ponto de Venda. Essa função se faz muito útil por exemplo para emitir alerta ...
    • Cadastro de Cliente

      Caminho de Acesso: Menu > Módulo Base > Cadastro de Cliente Conceito e Funcionalidade É por meio desta tela que são armazenadas as informações referentes aos clientes: informações gerais (como dados pessoais e informações para contato), informações ...
    • Cadastro de Transportadora

      Caminho de Acesso: Menu > Módulo Base > Cadastro de Transportadora Conceito e Funcionalidade As transportadoras, assim como os clientes e fornecedores, precisam estar registrados no sistema para aproveitarmos o completo funcionamento do sistema e ...
    • Cadastro de Fornecedor

      Caminho de Acesso: Menu > Módulo Base > Cadastro de Fornecedor Conceito e Funcionalidade Os fornecedores, assim como os clientes, precisam estar registrados no sistema para aproveitarmos o completo funcionamento do sistema e esse registro é feito por ...