Os fornecedores, assim como os clientes, precisam estar registrados no sistema para aproveitarmos o completo funcionamento do sistema e esse registro é feito por meio dessa tela, do mesmo modo como os clientes. Armazenar essas informações de forma organizada e exata possibilita a realização de negociações mais vantajosas. Por isso, cada informação preenchida o auxiliará nas análises para futuras negociações. Assim é a sua tela inicial:
Como esse cadastro é amplo, ele foi dividido em abas. Para você ter uma noção geral das etapas, o que precisa ser feito é,
Nesta primeira visualização da página de cadastro, você pode perceber que os dados estão agrupados em três tópicos. No primeiro, são informados os dados pessoais do fornecedor; abaixo, as informações para contato e, por fim, informações de endereço.
Para cadastrar um fornecedor PJ (pessoa jurídica) ou PF (pessoa física), alguns dos campos são renomeados na aba Geral como:
O campo IE refere-se à Inscrição Estadual do fornecedor (um código numérico) e quando ele não existir, é só colocar 'isento'. Se ele não for informado, o sistema perguntará se deseja gravar o registro com o campo IE definido como "Isento". Ao clicar em Sim, o registro será salvo com o campo IE preenchido como "Isento", facilitando o cadastramento. Se optar pelo Não, o sistema exibirá o sinal de obrigatoriedade no campo IE e não permitirá a conclusão do cadastro até que o campo seja preenchido corretamente.
Você pode ter notado alguns botões diferentes ao lado de alguns campos específicos. Confira a seguir a funcionalidade deles.
Se já houver um cadastro de fornecedor com o documento informado, você poderá edita-lo clicando em 'Sim':
Se clicar em 'Não', a mensagem se fechará e o documento será limpo da tela, pois não pode haver dois fornecedores com o mesmo documento.
Apenas no caso do CNPJ, além de procurar dados nos registros internos, o sistema procurará informações nacionais deste documento, para facilitar o cadastro.
O sistema verificará se o código informado - CPF ou CNPJ - é válido (para evitar erros futuros na emissão de notas para a SEFAZ). No entanto, se deixar o campo em branco e clicar em Gravar, o sistema perguntará se deseja gerar um CPF/CNPJ interno:
Clicando em 'Sim', o CPF será composto pelo código interno do registro e poderá ser atualizado depois. Clicando em 'Não', o processo é abortado.
Observe este Exemplo de Preenchimento:
As informações aqui contidas dizem respeito a oito tópicos:
Aqui são informadas as condições de pagamento que o fornecedor possuirá.
Nessa aba, é possível vincular retenções tributárias ao fornecedor. Para isso, ative a opção Beneficiário da Retenção?.
Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
Continue na seção do Módulo Base!