Cadastro de Fornecedor

Cadastro de Fornecedor


Notes
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Conceito e Funcionalidade

Os fornecedores, assim como os clientes, precisam estar registrados no sistema para aproveitarmos o completo funcionamento do sistema e esse registro é feito por meio dessa tela, do mesmo modo como os clientes. Armazenar essas informações de forma organizada e exata possibilita a realização de negociações mais vantajosas. Por isso, cada informação preenchida o auxiliará nas análises para futuras negociações. Assim é a sua tela inicial:




Info
Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.

Dependências

Você deve estar habilitado para acessar esta tela. Saiba mais em Controle de Acesso.

Particularidades

Como esse cadastro é amplo, ele foi dividido em abas. Para você ter uma noção geral das etapas, o que precisa ser feito é,

  1. Na aba Geral: Colocar os Dados Pessoais, Contato e Endereço
  2. Na aba Características: Configurar as Características do Fornecedor
  3. E na aba Condição: Definir Condições Financeiras personalizadas

Aba Geral

1. Colocar os Dados Pessoais, Contato e Endereço

Nesta primeira visualização da página de cadastro, você pode perceber que os dados estão agrupados em três tópicos. No primeiro, são informados os dados pessoais do fornecedor; abaixo, as informações para contato e, por fim, informações de endereço.


 

Para cadastrar um fornecedor PJ (pessoa jurídica) ou PF (pessoa física), alguns dos campos são renomeados na aba Geral como:

  • CPF - CNPJ;
  • Nome - Razão Social;
  • Apelido - Nome Fantasia; 
  • Nascimento - Abertura;

O campo IE refere-se à Inscrição Estadual do fornecedor (um código numérico) e quando ele não existir, é só colocar 'isento'. Se ele não for informado, o sistema perguntará se deseja gravar o registro com o campo IE definido como "Isento". Ao clicar em Sim, o registro será salvo com o campo IE preenchido como "Isento", facilitando o cadastramento. Se optar pelo Não, o sistema exibirá o sinal de obrigatoriedade no campo IE e não permitirá a conclusão do cadastro até que o campo seja preenchido corretamente.



Você pode ter notado alguns botões diferentes ao lado de alguns campos específicos. Confira a seguir a funcionalidade deles.



Ao lado do campo CPF/CNPJ, há um botão de pesquisa. Sua função é de retornar informações referentes ao código digitado, caso ele já faça parte dos registros no sistema. Isso é útil quando por exemplo um fornecedor é também um cliente, não sendo necessário preencher os dados pessoais dele pela segunda vez, visto que o sistema já possui nome, data de nascimento e afins vinculados ao CPF/CNPJ dele.

Se já houver um cadastro de fornecedor com o documento informado, você poderá edita-lo clicando em 'Sim':

Se clicar em 'Não', a mensagem se fechará e o documento será limpo da tela, pois não pode haver dois fornecedores com o mesmo documento. 

Apenas no caso do CNPJ, além de procurar dados nos registros internos, o sistema procurará informações nacionais deste documento, para facilitar o cadastro.

O sistema verificará se o código informado - CPF ou CNPJ - é válido (para evitar erros futuros na emissão de notas para a SEFAZ). No entanto, se deixar o campo em branco e clicar em Gravar, o sistema perguntará se deseja gerar um CPF/CNPJ interno:

Clicando em 'Sim', o CPF será composto pelo código interno do registro e poderá ser atualizado depois. Clicando em 'Não', o processo é abortado.

WarningFique atento: essa função está disponível tanto para geração interna de CPF quanto de CNPJ. Saiba no entanto, que embora o código interno seja considerado "válido", ele não substitui o documento verídico do fornecedor, necessário para os lançamentos fiscais.

 

Ao lado do campo Celular, há um botão com o símbolo do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp. Sua função é de abrir, em uma nova guia do navegador, uma conversa pelo whatsapp web com o número de celular informado neste campo.



Ao lado do campo Página Web, há um botão para abrir o endereço informado em nova guia, apenas com um clique.



Ao lado do campo CEP, há um botão de pesquisa que completa as informações de Logradouro, Bairro e Cidade de acordo com o Cep informado automaticamente.


Quote

Observe este Exemplo de Preenchimento:



 

Aba Características

2. Configurar as Características do Fornecedor

As informações aqui contidas dizem respeito a oito tópicos:

1. Natureza do Fornecedor
Ou seja, se ele é Fabricante, Exportador, em qual Regime Tributário se encontra e qual seu tipo de frete. Caso marque a opção Optante Simples, o campo ICMS ficará disponível para preenchimento.


 2. Considera na Base de Cálculo ICMS O.P.
Aqui, selecione apenas os valores que são considerados para o cálculo do imposto.


 3. Substituição
Onde você pode ativar/desativar se Rateia ICMS ST Nos itens ST (CUSTO) e/ou Não Considera Desc. e/ou Indeniz. na BC ST.


4. NÃO Transfere Crédito de
Marque o campo no qual o fornecedor não transfere crédito ( ICMS e/ou PIS/COFINS).


5. PIS/COFINS
Espaço destinado para Não Considerar Alíquota Para Crédito Presumido.


6. Produtor Rural
Se ativada a opção Produtor Rural, os campos Tipo de ProdutorCNPJNome são ativados também.


7. Contabilista
Ative a opção Contabilista? para designar um fornecedor como contabilista. Ao ativar, os campos CRC, Sequencial CRC e Data de validade CRC são habilitados para preenchimento. Os campos CRC e Sequencial CRC aceitam letras e números, com limite de até 19 caracteres para CRC e 25 caracteres para Sequencial CRC. Apenas o CRC é de preenchimento obrigatório.
Para definir o fornecedor como contabilista de uma loja, ative essa opção e depois acesse a tela Cadastro de Loja.

WarningFique atento: para conseguir ativar a opção Contabilista?, o fornecedor deve ser pessoa física.

8. Outras Opções
Por fim, ative se necessário outras opções e defina os percentuais de Desconto, Frete e Acordo Financeiro. Ao ativar a opção Aceita Troca, o campo Valor Mínimo é habilitado para edição.

 

WarningFique atento: as características de cada fornecedor devem ser preenchidas cuidadosamente e o mais fielmente possível, pois as informações ali contidas interferem em rotinas e relatórios financeiros.

 

Aba Condições de Pagamento

3. Definir Condições Financeiras personalizadas

Aqui são informadas as condições de pagamento que o fornecedor possuirá.



Primeiro clique no botão Adicionar Condição. Informando a Finalizadora, a Condição e Tipo de Condição, você poderá clicar em Confirmar e garantir melhores condições de pagamento aos fornecedores certos.


Se o fornecedor não enviar os dados de faturamento em campo próprio nas notas fiscais de entrada, indicando a condição de pagamento, o sistema utilizará a condição cadastrada aqui para facilitar a entrada da NF. Por isso, se você clicar em Gravar sem informar uma condição financeira, o sistema perguntará:


Clicando em Sim, o cadastro será salvo, e clicando em Não, você poderá adicionar a condição financeira do fornecedor. Ao final de todo o preenchimento, não esqueça de clicar no botão Gravar.


Aba Compra

4. Vincular Retenções

Nessa aba, é possível vincular retenções tributárias ao fornecedor. Para isso, ative a opção Beneficiário da Retenção?.



Assim, o campo Retenção ficará disponível para selecionar a retenção tributária específica. Clique em confirmar para que a retenção seja vinculada e apareça na grade de retenções do fornecedor.
Não esqueça de cadastrar previamente a retenção em Cadastro de Retenções Tributárias.

Se houver uma retenção relacionada na grade inferior, não será possível desmarcar a opção anterior Beneficiário da Retenção?.

NotesAlert
Se marcado Beneficiário da Retenção? então deve-se informar ao menos uma retenção.


A mesma retenção NÃO pode ser vinculada mais de uma vez ao mesmo fornecedor.


Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

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