Por meio do botão Buscar NFE encontrado nas telas referentes às notas fiscais, é executada a função de abrir uma janela suspensa XML de Notas Fiscais Validadas para permitir a busca e importação do XML validado para rápido lançamento da NF.
A tela anterior a essa janela suspensa não pode ter nenhum item (mercadoria) já informado em seu formulário. Na imagem abaixo, veja que um item já foi informado. Ao clicar no botão, o ERP emite um alerta como esse:
Se já tiver informado Loja, Fornecedor ou Número de NF, essas informações serão carregadas na janela suspensa também.
Para importar um XML, a nota a ser lançada obrigatoriamente já deve ter sido validada e confirmada na tela Validador de XML. Você pode pesquisar as notas validadas e confirmadas por meio do seguinte filtro:
Clicando sobre o botão verde do lado direito superior da tela, será aberta uma janela suspensa para que a NFE seja pesquisada e importada.
A pesquisa é realizada a partir da seleção de uma Loja, Fornecedor, nº NF (número da NF) e período de emissão ou período em que foi processada. Se clicar em Enter, a pesquisa será feita.
Pelo menos um dos critérios deve ser informado para que a pesquisa seja feita.
A loja deve ser informada (e por padrão, já vem preenchida).
O fornecedor poderá vir preenchido automaticamente também. Isso acontece caso o parceiro tenha sido selecionado na tela anterior de NF (Entrada de NFE, por exemplo). Se esse for o caso, o sistema entenderá que a busca pelo XML validado diz respeito ao mesmo parceiro, e não será possível alterá-lo na janela suspensa. No entanto, se na tela anterior de NF nenhum parceiro for selecionado, o campo na janela suspensa ficará habilitado para ser escolhido.
Clicando em pesquisar, o sistema verificará:
Se a Loja foi selecionada
Se o Período foi informado corretamente (data final maior ou igual à data inicial)
Se o intervalo é menor que 365 dias, caso contrário ele pedirá para informar um período de pesquisa menor
Conforme a pesquisa, serão listados os XMLs na grade. Neste exemplo, apenas um XML foi encontrado. Ao clicar sobre a linha, ela se destaca em azul e os seus itens são exibidos na grade inferior:
Altere a quantidade de embalagem de cada item quando necessário atentando-se ao percentual de variação do custo dos itens.
Depois, basta clicar no botão verde Selecionar ao fim da janela. O ERP realizará uma série de verificações nos dados do XML validado e também em alguns dados presentes no XML que foi capturado da Sefaz. Ele também unirá informações dos produtos presente no sistema com as do arquivo. Por isso, é normal que o processo demore um pouco.
Uma das verificações que o ERP faz é relacionada ao custo de reposição dos produtos. Se o custo novo ultrapassar o percentual de tolerância ou bloqueio, aparecerá essa mensagem:
Clique em Sim para continuar. Se clicar em Não, o XML não será importado.
Para saber mais sobre esses percentuais, veja Dados relacionados a Custos.
Depois de carregado na página, não é permitido:
Adicionar novos produtos
Remover produtos
Editar quantidades e valores do item
Somente é possível mexer nos cálculos de impostos por meio da opção Ignora BC? (essa opção não está presente na tela Lançamento de NF de Outras Operações).
Não esqueça de informar a data de entrada/saída.
Para gravar, a Espécie deve ser NFE, por isso o campo é preenchido pelo sistema assim que a importação é concluída.
Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
Continue na seção do Módulo Movimento!