Como buscar NFE já validada?

Como buscar NFE já validada?


Notes
Caminho de acesso: Essa ferramenta pode ser encontrada nas telas Lançamento de NF de Outras Operações, Entrada de NFE, dentre outras as quais fazem a importação de XML já validado. 

Conceito e Funcionalidade

Por meio do botão Buscar NFE encontrado nas telas referentes às notas fiscais, é executada a função de abrir uma janela suspensa XML de Notas Fiscais Validadas para permitir a busca e importação do XML validado para rápido lançamento da NF.


Dependências

A tela anterior a essa janela suspensa não pode ter nenhum item (mercadoria) já informado em seu formulário. Na imagem abaixo, veja que um item já foi informado. Ao clicar no botão, o ERP emite um alerta como esse:

Se já tiver informado Loja, Fornecedor ou Número de NF, essas informações serão carregadas na janela suspensa também.

Para importar um XML, a nota a ser lançada obrigatoriamente já deve ter sido validada e confirmada na tela Validador de XML. Você pode pesquisar as notas validadas e confirmadas por meio do seguinte filtro:


Particularidades

Clicando sobre o botão  verde do lado direito superior da tela, será aberta uma janela suspensa para que a NFE seja pesquisada e importada.

A pesquisa é realizada a partir da seleção de uma Loja, Fornecedor, nº NF (número da NF) e período de emissão ou período em que foi processada. Se clicar em Enter, a pesquisa será feita.

Pelo menos um dos critérios deve ser informado para que a pesquisa seja feita.

Idea

A loja deve ser informada (e por padrão, já vem preenchida).

O fornecedor poderá vir preenchido automaticamente também. Isso acontece caso o parceiro tenha sido selecionado na tela anterior de NF (Entrada de NFE, por exemplo). Se esse for o caso, o sistema entenderá que a busca pelo XML validado diz respeito ao mesmo parceiro, e não será possível alterá-lo na janela suspensa. No entanto, se na tela anterior de NF nenhum parceiro for selecionado, o campo na janela suspensa ficará habilitado para ser escolhido. 

Clicando em pesquisar, o sistema verificará:

  • Se a Loja foi selecionada

  • Se o Período foi informado corretamente (data final maior ou igual à data inicial)

  • Se o intervalo é menor que 365 dias, caso contrário ele pedirá para informar um período de pesquisa menor

Conforme a pesquisa, serão listados os XMLs na grade. Neste exemplo, apenas um XML foi encontrado. Ao clicar sobre a linha, ela se destaca em azul e os seus itens são exibidos na grade inferior:

Altere a quantidade de embalagem de cada item quando necessário atentando-se ao percentual de variação do custo dos itens.

Idea
Você pode ir clicando no Enter para definir o próximo campo.

Depois, basta clicar no botão verde Selecionar ao fim da janela. O ERP realizará uma série de verificações nos dados do XML validado e também em alguns dados presentes no XML que foi capturado da Sefaz. Ele também unirá informações dos produtos presente no sistema com as do arquivo. Por isso, é normal que o processo demore um pouco.

Uma das verificações que o ERP faz é relacionada ao custo de reposição dos produtos. Se o custo novo ultrapassar o percentual de tolerância ou bloqueio, aparecerá essa mensagem:

Clique em Sim para continuar. Se clicar em Não, o XML não será importado.

Para saber mais sobre esses percentuais, veja Dados relacionados a Custos.

Depois de carregado na página, não é permitido:

  • Adicionar novos produtos

  • Remover produtos

  • Editar quantidades e valores do item

  • Alterar o número da NF

Somente é possível mexer nos cálculos de impostos por meio da opção Ignora BC? (essa opção não está presente na tela Lançamento de NF de Outras Operações).

Alert
Importante salientar que se a tela for limpa, todos os dados importados do XML são perdidos.

Não esqueça de informar a data de entrada/saída.

Para gravar, a Espécie deve ser NFE, por isso o campo é preenchido pelo sistema assim que a importação é concluída.

Warning
Fique atento: a partir do momento que o XML é processado com sucesso, ele fica indisponível para novas interações.

Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

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