Por meio desta tela, podemos configurar a Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Como já deve saber, esse é um documento eletrônico fiscal obrigatório no qual a loja deve emitir para cada um dos clientes. Em nosso sistema cada loja terá uma única parametrização de NFe que será aplicada em todas as emissões fiscais da loja, e dentro dessa parametrização também é possível personalizar os tamanhos e posicionamentos dos elementos presentes no Danfe (Documento Auxiliar da NFe).
Veja como é a tela inicial:
O processo está dividido em 3 passos:
No tocante à NFe, selecione a loja, o número de série (do certificado digital) e a senha do certificado.
Se a loja escolhida já tiver um certificado, ao tentar gravar o registro, aparecerá a mensagem: "Loja selecionada já tem certificado parametrizado."
O número de série pode ser preenchido manualmente ou automaticamente, a partir da seleção do arquivo do certificado no computador (quando o certificado for deste tipo). Para isso, é só clicar no botão Escolher Arquivo e seleciona-lo em seu computador.
Fique atento: Cabe ao usuário informar o número de série ou selecionar o arquivo referente ao certificado digital vigente daquela loja.
Já a senha é sempre inserida manualmente e é obrigatória. Apenas quando for atualizar um certificado, aí sim este campo não se torna mais obrigatório porque já foi informado em seu cadastro.
Depois defina o Tipo (do certificado): podendo ser A1 ou A3 (Wincript). A primeira opção se refere ao certificado que precisa ser instalado no computador ou no emissor da NFe; já a última faz menção ao que na verdade é um pen-drive ou um token a ser plugado no computador e desta forma certificar a legitimidade do documento.
A seguir, selecione também o Ambiente: que pode ser Nenhum, Produção ou Homologação.
Escolha a Orientação da impressão (Retrato ou Paisagem); o Nº de Casas Decimais, ou seja, a quantidade de casas decimais existentes no valor unitário dos produtos e o Código a Ser Impresso que é referente aos códigos dos produtos (EAN ou PLU).
Também defina a Posição do Canhoto, se será impresso no Cabeçalho ou Rodapé; o Número de Cópias de cada Danfe (quando estiver imprimindo-os em lote) e a Fonte Razão Social, isto é: o tamanho da fonte, permitindo que a Razão Social fique com maior ou menor destaque na impressão.
Por fim há duas opções para parametrizar:
Escolha a Forma de Emissão (pode ser alternado entre Normal e Contingência SVC-AN);
No campo Motivo informe a descrição com no mínimo 15 caracteres e no máximo 500 caracteres.
No campo Início coloque a data e o horário de início.
Essas informações refletem na comunicação com a SEFAZ na ocasião do ENVIO de Notas Fiscais para o portal deles.
Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
Continue na seção de Configuração!