Parametrização de NFe

Parametrização de NFe

Notes
Caminho de acesso: Menu > Configurações > Parametrização de NFe

 

Conceito e Funcionalidade

Por meio desta tela, podemos configurar a Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Como já deve saber, esse é um documento eletrônico fiscal obrigatório no qual a loja deve emitir para cada um dos clientes. Em nosso sistema cada loja terá uma única parametrização de NFe que será aplicada em todas as emissões fiscais da loja, e dentro dessa parametrização também é possível personalizar os tamanhos e posicionamentos dos elementos presentes no Danfe (Documento Auxiliar da NFe). 

Veja como é a tela inicial:


 

Info
Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.

Dependências

Você deve estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.
E logicamente, todas as lojas da empresa devem estar cadastradas.

Particularidades

A rotina

O processo está dividido em 3 passos:

 

1. Definir as questões referentes à NFe:


No tocante à NFe, selecione a loja, o número de série (do certificado digital) e a senha do certificado.

Se a loja escolhida já tiver um certificado, ao tentar gravar o registro, aparecerá a mensagem: "Loja selecionada já tem certificado parametrizado."

O número de série pode ser preenchido manualmente ou automaticamente, a partir da seleção do arquivo do certificado no computador (quando o certificado for deste tipo). Para isso, é só clicar no botão Escolher Arquivo e seleciona-lo em seu computador.

Warning

Fique atento: Cabe ao usuário informar o número de série ou selecionar o arquivo referente ao certificado digital vigente daquela loja.

Já a senha é sempre inserida manualmente e é obrigatória. Apenas quando for atualizar um certificado, aí sim este campo não se torna mais obrigatório porque já foi informado em seu cadastro.

 

Depois defina o Tipo (do certificado): podendo ser A1 ou A3 (Wincript). A primeira opção se refere ao certificado que precisa ser instalado no computador ou no emissor da NFe; já a última faz menção ao que na verdade é um pen-drive ou um token a ser plugado no computador e desta forma certificar a legitimidade do documento.

A seguir, selecione também o Ambiente: que pode ser  Nenhum, Produção ou Homologação.

  • Produção: selecionado quando as notas fiscais eletrônicas já podem ser emitidas e transmitidas ao Portal da SEFAZ.

  • Homologação: já esse ambiente é utilizado para testes tanto das configurações quanto funcionalidades. Neste caso, as notas fiscais emitidas não terão validade fiscal e por isso deve ser utilizada uma base de testes.

 

2. Definir as questões referentes ao Danfe;


Escolha a Orientação da impressão (Retrato ou Paisagem); o Nº de Casas Decimais, ou seja, a quantidade de casas decimais existentes no valor unitário dos produtos e o Código a Ser Impresso que é referente aos códigos dos produtos (EAN ou PLU).

Também defina a Posição do Canhoto, se será impresso no Cabeçalho ou Rodapé; o Número de Cópias de cada Danfe (quando estiver imprimindo-os em lote) e a Fonte Razão Social, isto é: o tamanho da fonte, permitindo que a Razão Social fique com maior ou menor destaque na impressão.

Por fim há duas opções para parametrizar:

  • Imprimir tributos por produto? - quando ativada, ao lado dos produtos serão impressos os impostos que incidem sobre eles. 

  • Imprimir documentos referenciados? - quando desativada, os documentos referenciados não serão impressos na nota.

 

3. Definir parâmetros Gerais;


Escolha a Forma de Emissão (pode ser alternado entre Normal e Contingência SVC-AN);

  • Normal: Com esta opção selecionada, os campos seguintes permanecerão desabilitados para alteração.

  • Contingência SVC-AN: esta opção torna os campos seguintes obrigatórios.

No campo Motivo informe a descrição com no mínimo 15 caracteres e no máximo 500 caracteres.

No campo Início coloque a data e o horário de início.

 

Essas informações refletem na comunicação com a SEFAZ na ocasião do ENVIO de Notas Fiscais para o portal deles.

Quote
Observe um exemplo de preenchimento:


Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

Continue na seção de Configuração!



    • Related Articles

    • Inutilização de NFe

      Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Inutilização de NFe Conceito e Funcionalidade Essa tela permite a inutilização de uma numeração de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Após abri-la, será apresentado diretamente o formulário onde você deverá ...
    • Entrada de NFE

      Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Entrada de NFE Conceito e Funcionalidade Por meio dessa tela, é possível dar entrada nas mercadorias recebidas de fornecedores de forma eficiente e segura. Quando é baseada nos XMLs validados e previamente ...
    • Emissão de NF de Cliente

      Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Emissão de Cliente Conceito e Funcionalidade Esta tela, como o próprio nome evidencia, possibilita a emissão de notas fiscais para cliente. Quando uma venda é realizada no PDV, é gerado um cupom fiscal ...
    • Devolução e Saída de NF de Fornecedor

      Caminho de acesso: Menu > Módulo Movimento > Devolução e Saída de NF de Fornecedor Conceito e Funcionalidade Essa tela tem por objetivo devolver itens e/ou notas inteiras de acordo com inconformidades, seja porque o fornecedor enviou itens não ...
    • Como buscar NFE já validada?

      Caminho de acesso: Essa ferramenta pode ser encontrada nas telas Lançamento de NF de Outras Operações, Entrada de NFE, dentre outras as quais fazem a importação de XML já validado. Conceito e Funcionalidade Por meio do botão Buscar NFE encontrado nas ...