Regras de Empresa

Regras de Empresa



Notes
Caminho de acesso: Menu > Configurações > Regras de Empresa

 

Conceito e Funcionalidade

Regras de Empresa é uma tela que permite utilizar o Grupo de Empresas, previamente criado, para estabelecer regras gerais para todas as lojas as quais o pertencem. Já as regras específicas de cada um dos prédios pode ser definida em Regras de Loja.

Confira a sua tela inicial:



Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.

Dependências

Cadastre os grupos de empresa para depois definir as suas regras. Além disso, cadastre a finalizadora de pagamento também. 

Lembre-se que você deve estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.

Particularidades

A rotina

Siga o passo a passo a seguir:


1. Selecionar o grupo empresarial

Este grupo deve ser cadastrado antes na tela Grupo de Empresa. Como só é possível definir uma única regra de empresa para cada grupo empresarial, somente serão exibidas neste campo opções de grupos que ainda não possuam regras definidas. E quando as regras forem salvas, não será possível trocar o grupo de empresa escolhido.



 
 

2. Preencher os dados relacionados a Custos


No primeiro campo, selecione a Margem p/ Cálculo de Preço de Venda, isto é, a margem desejada para calcular a sugestão do preço de venda dos produtos (Mak-up, Lucro, Mark-Down ou Contribuição). Para relembrar a fórmula do cálculo da margem escolhida, você pode passar o mouse sobre o ícone do béquer.


No Custo Médio Baseado no Custo, escolha no que será baseado o Custo médio dos itens, podendo ser o custo de reposição, fiscal, sem imposto ou sem ICMS. 

Em Atualização de Custos, configure a porcentagem da tolerância do sistema - tanto de aviso quanto de bloqueio - para as alterações de custos realizadas manualmente.
Já na Atualização do Preço de Venda defina os percentuais de tolerância para a emissão de aviso e para emissão de bloqueio quando os preços forem atualizados.

Warning

Fique atento: A tolerância de aviso deve ser menor que a tolerância de bloqueio tanto em relação aos Custos como Preços de Venda. Mas nenhum desses valores pode ser menor que zero. Se nenhum valor for informado nos campos relacionados a atualização de custo, o sistema atribuirá o valor zero.

 
 

3. Vincular um Status PDV


Ao vincular um status PDV quando um cliente for inativado, todas as lojas que pertencem ao grupo da empresa exibirão o mesmo status.

4. Estabelecer um Limite de Crédito


Selecione a Finalizadora, defina um Valor Unitário para o limite e clique em Confirmar.
Os limites ficarão armazenados na tabela inferior aos campos respectivos e poderão ser editados quando for apropriado.
 

5. Configurar dados da aba Financeiro


Na aba Financeiro, configure a Tesouraria:
  1. Informe a Tolerância de Quebra e Sobra (em reais) e defina quais títulos serão gerados: se de Quebra, Sobra ou Ambos, no campo Gerar Título.

Depois também configure o Cálculo de Juros:
  1. Informe o percentual de juros a ser cobrado no primeiro campo e indique a quantidade de dias após o vencimento que o juros começará a ser cobrado. Este campo aceita valores de 0 até 31 dias, para configurar o período de carência.

  2. A opção Não calcular juros por vencimento no fim de semana e feriado? se marcada, indicará que os juros não serão calculados caso o vencimento ocorra em um final de semana ou feriado. Nesses casos, o vencimento será postergado para o próximo dia útil, garantindo que a cobrança esteja alinhada às práticas comerciais do seu negócio.

Quando finalizar e gravar, o formulário da tela será salvo e a tela ficará disponível para um novo cadastro.

Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

Continue na seção de Configuração!




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