
A tela Alteração de Preços por Entrada de Fornecedor serve para que as oscilações de custos sejam avaliadas, a cada nova entrada de mercadoria, e para que seja possível determinar se o preço de venda dos itens precisa e pode ser reajustado.
A tela tem por finalidade exibir dados suficientemente relevantes para a sua tomada de decisão. Por exemplo, alterações de custos, variação entre a sugestão e o praticado e a margem mark-up podem auxiliar como critérios para alteração. No entanto, não necessariamente os preços precisam sempre ser alterados mediante a cada nova entrada, pois a alteração é definida de acordo com a sua própria estratégia adotada.
Para que a tela possa funcionar, você precisa ter acesso a esta tela e também precisa ter notas fiscais de fornecedores no sistema.
A margem de referência utilizada nesta tela é configurada em Regras de Empresa e o seu percentual pode ser definido tanto no subgrupo dos produtos (Cadastro de Departamento) quanto de forma individual (Ajuste de Margem por Produto).
Siga o passo a passo a seguir e confira os detalhes de cada etapa:
Neste exemplo, filtramos por notas fiscais não conferidas:
Ao entrar na nota, na parte de cima da tela são exibidas informações da capa da NF. Essas informações não são editáveis.
| Note que o Cód. Seq. NF - Código Sequencial da NF - é apenas um código interno (3985) e é diferente do número da NF (7557). Para pesquisar a NF pelo filtro Nº NF, utilize sempre o seu número. |
Abaixo, os produtos são listados em uma tabela e o primeiro item da lista estará em foco para receber um novo valor de venda na coluna Venda a Praticar.
Você pode inserir o valor desejado e apertar:
Nas colunas da tabela você pode ver:
Item: o número do produto na NF.
Código: o PLU do produto. Observação: Ao clicar sobre o código, ele é copiado em seu computador para ser colado em outra tela com agilidade.
Descrição: você pode visualizar o nome completo do produto passando o mouse em cima dessa coluna.
Alt? (alteração): mostra se o custo foi alterado na entrada da NF. Se for alterado, será destacado em vermelho.
Variação: exibe o percentual de variação entre o custo anterior e o custo da nota fiscal. Ela fica destacada em vermelho quando é maior que 0, destacada em azul se for menor que 0 e quando é exatamente zero não fica destacada.
Venda: preço de venda atual do Item no E.R.P Cloud. Quando ele estiver zerado, ficará em vermelho.
Venda Praticar: o novo preço de venda que você quer implementar.
Sugestão: traz a Sugestão do Preço de Venda que o E.R.P calculou para o item.
Bonif?: se o item é um produto bonificado.
Histórico: exibe um botão para acessar o histórico do produto.
Não menos importante, na parte inferior da tela você encontrará alguns grupos de informações além de visualizar também um simulador.
Neste grupo você pode acompanhar o custo de reposição proveniente da NF e o da loja. O custo que estiver maior fica em vermelho enquanto o mais barato fica azul. Se ambos forem iguais, ficam em azul.
Além disso, apresenta o Custo de Reposição Anterior da loja e a data da sua última alteração.
Perceba que neste exemplo, o custo da NF é diferente do custo de reposição da loja. Sendo assim, o produto apresenta "Sim" para o campo Alt? (alteração) e exibe o percentual da Variação que nesse caso aumentou mais de 20%.
O custo de reposição da loja pode ser alterado em Alteração de Preço por Lote.
Neste grupo, vemos 3 valores.
A margem de referência é a mesma margem definida no subgrupo do item ou, se houver, aquela configurada na tela Ajuste de Margem por Produto. (Se ela estiver zerada, significa que ela não foi definida em nenhuma dessas telas.) Ela é a referência para que a sugestão de venda seja calculada.
A margem calculada se refere à margem que estaria sendo praticada se o item assumir o preço de venda informado na coluna Venda a Praticar. (Se o campo Venda a Praticar estiver zerado, essa margem estará zerada.)
E a margem atual corresponde à margem que está sendo praticada com base no preço de venda atual.
Na sequência, a Diverg. Sug (Divergência Sugestão) é o percentual de diferença entre o valor de venda atual do produto (neste caso o item 12 está sendo vendido a R$5,99) e a sugestão de venda calculada pelo ERP (que é R$5,09 com base na margem de referência de 40%).
A Dta. Alt. Venda (Data Alteração Venda) diz respeito ao dia em que o produto sofreu a última alteração no preço de venda.
E o Valor Anterior se refere ao valor de venda praticado anterior ao preço atual. (Se estiver zerado, significa que o produto não foi vendido anteriormente.)
ICMS e Red. BC.
Neste agrupamento você pode conferir o ICMS e a Redução na base de cálculo de entrada e de saída do produto que está em destaque na tabela.
O simulador é uma ferramenta que calcula a margem de referência e/ou o preço de venda do item em destaque na grade. Ele realiza esses cálculos de forma simulada, permitindo que você antecipe qual seria a margem praticada se um determinado preço fosse aplicado, ou vice-versa.
Uma característica interessante do simulador é que você pode utilizá-lo de duas maneiras distintas:
Funciona assim: a principio todos os valores de venda a praticar estarão zerados. Por isso, no campo Mark-up é colocado o mesmo valor da Margem Referência, e a partir desse percentual o sistema calculará e informará o preço de venda no campo Preço Venda. Assim que você alterar um desses dois campos, cálculo será refeito e será possível clicar em Assumir valor, para que o produto seja atualizado.
Este serve para conferir a NF e retira-la da lista de notas a conferir. Assim, as notas já conferidas não serão confundidas com aquelas que ainda não foram visualizadas. Quando a nota fiscal que estamos visualizando já foi conferida, o botão azul se torna verde. Ao voltar para o modo pesquisa, os registros verdes são os conferidos e os azuis, os não conferidos. |
Quando marcar a NF como conferida, o ERP Cloud passa para a próxima NF da lista pesquisada anteriormente. Caso só tenha uma NF pesquisada, ele retorna ao modo pesquisa da tela.
Se o botão for pressionado e houver valores digitados na coluna Venda a Praticar, será exibida uma mensagem:
O segundo botão Aplicar alterações é o que aplica de fato os preços alterados. Ele faz com que o sistema verifique todos os itens da NF, e atualize o preço daqueles que tiveram alteração. Quando clicar sobre ele, o sistema vai para a próxima NF da lista. Fique atento: Ao clicar neste botão, o sistema também dará a NF como conferida. | ||
Você poderá ainda visualizar a DANFE da NF por meio desse botão. |
Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
Continue na seção do Módulo Movimento!