Ao entrar na Seção Bazar, ainda vazia, cadastre os grupos mercadológicos:
Nesta etapa, cadastre os Subgrupos da mesma forma como foi feito o restante.
Seguindo o mesmo exemplo, cadastre alguns dos possíveis subgrupos para o grupo Festas da seção Bazar:
No entanto, como esse é o último nível do Departamento Mercadológico, defina o Tipo de Item (isto é a Categoria das mercadorias). O subgrupo pode ser do tipo:
Se a nova tipificação existir nos NCMs dos produtos do departamento, exibe um alerta informando a atualização de PIS/COFINS e solicita confirmação.
Por exemplo, depois de editar o NCM 1134 e inserir a tributação para o tipo de item 01 - MATÉRIA-PRIMA, ao voltar no departamento e salvar, o seguinte recado será exibido:
Clicando em Sim, a alteração é aplicada ao subgrupo. Se clicar em Não, a atualização é abortada.
Por que devo selecionar a Categoria dos itens para meus subgrupos?Este campo especificamente será a ponte para atribuir corretamente os tributos dos produtos. Na tela Cadastro de NCM, os percentuais tributados variam de acordo com a categoria do item. Ou seja, um mesmo NCM se for mercadoria para revenda poderá ter valor tributado diferente do item que é material de uso e consumo. Para ficar mais claro, imagine que Rodrigo compre bexigas tanto para vender quanto para decorar a sua loja em datas comemorativas. A tributação para as bexigas vendidas não é a mesma para as que ele utiliza na decoração. Neste caso, ele precisará de um subgrupo para as bexigas comercializadas e outro para as bexigas utilizadas. Cada subgrupo com a sua respectiva categoria definida (Mercadoria para Revenda e Material de Uso e Consumo) se relacionarão com o mesmo Cadastro de NCM, porém este cadastro terá tributações separadas, como esta imagem demonstra:
Toda essa relação culmina no Cadastro de Produto, quando Rodrigo deve selecionar o subgrupo do produto e também a respectiva Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Como a NCM possui duas tributações vinculadas no caso das bexigas, ao selecionar o correto subgrupo, o sistema saberá a finalidade do produto em cadastramento e também a sua correta tributação. Assim, a tributação correta ficará relacionada ao produto. Portanto, é fundamental que o campo seja preenchido corretamente de forma a atender ao subgrupo e sempre que for necessário, separar os subgrupos para atender a uma categoria mercadológica. |
Por que configurar Margens por Loja (%)?As Margens de lucro por loja dão condições ao sistema de compreender os alcances do seu faturamento em cada um dos subgrupos e permitem a ele sugerir um preço na tela Alteração de Preço por Lote. O cálculo por trás dessa sugestão leva em conta as margens preenchidas no subgrupo do produto, além de outros dados como a margem da loja. Para saber mais sobre o cálculo, acesse Sugestão de Preço. |
Continue na seção do Módulo Base!