Por meio desta tela é possível lançar notas de Outras Operações, ou seja, notas fiscais não relacionadas à entrada e saída de mercadorias, como por exemplo notas relacionadas à prestação de um serviço (como a conta de luz), compra de imobilizados, despesas com honorários, entre outras.
Aqui também é possível justificar movimentações realizadas no estoque, como perda de mercadoria por extravio. Quando isso ocorre, é necessário realizar um ajuste no estoque desses produtos e justifica-los através da emissão de uma NF. Assim, ao enviar as informações fiscais para o SPED, essa quantidade de mercadoria perdida estará devidamente referenciada em uma nota fiscal.
Veja a sua tela inicial:
Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.
Nessa primeira aba, você poderá preenche-la manualmente ou importar as informações de um XML validado. A seguir você verá todo o processo manual. Para saber como importar, clique aqui.
Comece selecionando a Loja, o Fornecedor e o Perfil.
Os perfis de documento são listados de acordo com o fornecedor escolhido. Por exemplo, se você escolher um fornecedor de um estado diferente do estado da sua loja, apenas perfis de operações interestaduais serão carregados na lista.
O perfil escolhido influenciará muitos outros campos a seguir. Em seu cadastro, os campos que mais influenciarão o funcionamento da tela são:
- Operação: Entrada ou Saída
- Emissão NF: Terceiros ou Própria
- Tipo NF: Compra, Venda, Bonificação, Devolução, Transferência, Transporte, Outras, Uso e consumo próprio, Brindes, Perda, Transf. ICMS, Recusa, Remessa, Complemento, Ajuste.
Por isso, é importante estar atento na hora de cadastrar o perfil.
Fique atento: O perfil não pode estar cadastrado com a Operação de Entrada combinada com Tipo NF de Uso e Consumo Próprio. Esse tipo de NF só pode ser utilizado com a operação de Saída. Se um perfil assim for inserido, ao tentar Gravar, o ERP emitirá um alerta como na imagem abaixo:
Se a opção Gera Financeiro? for marcada no perfil, a aba Financeiro terá que ser preenchida obrigatoriamente.
Se o perfil selecionado não conter todas as informações em seu cadastro (devido a um erro de importação, por exemplo), o ERP emitirá o seguinte aviso:
Informe a Série: este campo se comporta com base no tipo de emissão de nota definido pelo perfil. Quando um XML for importado, esse campo é preenchido automaticamente.
Informe a Espécie: também relacionada ao perfil.
Fique atento: Espécies NFCEE, NFCFA e NFCFG não são permitidas para notas de Perda/Uso e Consumo.
Coloque também o Nº NF (número da NF), a data de Emissão e data de Entrada/Saída.
Observações:
Depois, é hora de inserir os itens da nota. Para isso, você pode inserir produtos manualmente ou utilizar algum ajuste de estoque já realizado no sistema para importar os produtos ajustados e justificar essa movimentação do estoque.
Como importar Ajustes ?
Confira aqui os detalhes de como importar ajustesImportar Ajustes: este botão abre a janela Selecionar Ajuste(s) NF para dar valor fiscal às justificativas de movimentação de estoque, entre elas a perda de mercadorias. No entanto, a janela só é aberta se antes o fornecedor, o perfil e a série forem informados.
Funciona assim:
- Primeiro ajuste o estoque de um produto na tela em Ajuste de Estoque.
- Voltando à tela de lançamento, selecione um fornecedor, um perfil de documentos correspondente ao ajuste realizado e a série da NF:
Abra a janela Selecionar Ajuste(s) NF, selecione o tipo de ajuste e a data em que ele foi realizado.
Observações:
- Se o perfil do documento for de Entrada serão apresentados os tipos de ajuste de (+) Entrada, mas se o perfil for de Saída, os ajustes disponíveis serão do tipo (-) Saída.
Exemplo: na imagem temos o perfil "Devolução de Compra Mat Uso Consumo". Como é um perfil de saída, apenas os ajustes de saída ficarão disponíveis para a seleção.
- Ainda sobre os ajustes, para serem exibidos aqui, em seu cadastro devem ter a opção Ativo para NF? marcado.
- Clique no botão Pesquisar e os ajustes encontrados pelo sistema serão exibidos na grade para serem selecionados através da coluna Marcar?.
- Marque todos os ajustes que forem relacionados a nota, e depois clique em Adicionar. Todos os ajustes marcados serão incluídos e não será possível edita-los, apenas excluí-los.
Fique atento: os ajustes de estoque relacionados à NF ficarão indisponíveis para serem utilizados novamente depois de gravar o lançamento da NF de Outras Operações.
Para inserir os produtos, eles devem estar previamente cadastrados.
Clique em
Incluir Novo: este botão abre a janela Item da Nota Fiscal para adicionar os produtos pertencentes à nota. No entanto, o botão só abre a janela se a loja, fornecedor e o perfil forem antes selecionados e não é permitido gravar a NF sem nenhum item.
Funciona assim:
Assim que clicar em Adicionar, o produto aparecerá na grade da tela. Para continuar adicionando produtos à nota, é só repetir esses passos. Para visualizar a grade, clique em Cancelar ou no X na parte superior da janela.
Voltando à tela principal, os produtos já estão adicionados na grade. Note que ao fim da tabela, o sistema informa o total de itens, total de IPI, valor ICMS e total da NF.
Observe também que, como a tabela tem muitas colunas, há botões na sua parte superior para facilitar encontrar determinadas informações. Clicando sobre um deles, a tabela é direcionada aos campos que contém aquelas informações. Por exemplo, ao clicar sobre Quantidades, a grade é redirecionada para exibir os campos Embalagem, Qtd. Entrada, Qtd. Total, Valor Tabela e Valor Total.
Por meio da coluna de ações, é possível editar ou excluir um item da nota fiscal.
Fique atento: A edição/exclusão de um item não está disponível quando um XML tiver sido importado.
Esta aba só é obrigatória se o perfil de documento selecionado no início tiver a opção Gera Financeiro? marcada.
Se este for o caso, obrigatoriamente:
De acordo com o perfil, o sistema também saberá se as parcelas do financeiro serão a pagar ou a receber.
As parcelas serão de operação a Pagar se o perfil de documento selecionado for de Entrada; caso seja de Saída, as parcelas serão a Receber.
O funcionamento:
Se necessário, você poderá editar ou excluir uma parcela pelos botões de ação.
O botão (Re) Calcular fica habilitado quando o fornecedor é selecionado e já existem itens adicionados na primeira aba. Ao clicar sobre ele, primeiro o sistema verifica se já existem parcelas preenchidas. Se houver, ele exibirá a mensagem:
Clicando em Não, o processo é abortado. Optando por Sim, as parcelas atuais serão limpas e ele buscará as condições do fornecedor selecionado. Não encontrando, o sistema buscará as condições de pagamento cadastradas no perfil do documento.
Se o fornecedor não possuir uma condição de pagamento e nem o perfil, o ERP exibirá essa mensagem:
Por meio dessa guia você pode acompanhar os logs envolvidos no processo de geração do Danfe, envio de email e comunicação com a Sefaz, para se certificar da ordem dos eventos. Essa aba só vai ter resultado no momento da consulta/pesquisa, pois na ocasião do lançamento não haverá registros de log.
A única exceção é quando a NF é de operação de entrada com a espécie NFE ou NF3E. Nesse caso específico, a chave de acesso deve ser informada. Caso contrário, o sistema exibirá o seguinte alerta na tentativa de gravar o lançamento:
Se a chave de acesso precisar ser informada, ela passará por uma validação. Então deve:
Clicando em Gravar, espere até o ERP exibir a mensagem:
Clique em Sim para transmitir a NF e aguarde o alerta de sucesso:
Se ocorrer um erro na transmissão da nota para a SEFAZ, siga a orientação que o sistema exibe:
Mesmo que a nota não seja transmitida de imediato, é possível pesquisa-la e transmiti-la em outro momento:
Confira também Como importar XML Validado.
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