Essa tela tem por objetivo devolver itens e/ou notas inteiras de acordo com inconformidades, seja porque o fornecedor enviou itens não solicitados ou quantidades superiores à solicitada, ou outra justificativa. Para isso é necessário emitir as notas de devolução para os fornecedores, indicando a saída da mercadoria da loja.
Veja a sua tela inicial:
Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.
É necessário que haja entradas de notas de fornecedores (Entrada de NFE) no sistema para que elas sejam referenciadas nas notas de devolução.
Para isso, os fornecedores e os perfis de documento devem estar devidamente cadastrados em Cadastro de Fornecedor e Perfil de Documentos.
Além disso, lembre-se de estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.
Fique atento: O lançamento não será realizado se a data de entrada da NF for em um período fiscal já fechado. Saiba mais em Fechamento Fiscal.
Clique em Nova Devolução para abrir o formulário da tela. Siga a explicação em cada uma das abas da tela:
Na primeira aba, o campo Loja virá preenchido com sua loja padrão e o campo Fornecedor deverá ser selecionado.
Depois selecione a série da NF de devolução e também a data de emissão e saída.
Fique atento: o estoque será atualizado apenas na data de saída informada na NF de devolução. Até essa data, as alterações de saída dos itens não serão refletidas no sistema, mesmo que a NF de devolução já tenha sido emitida.
A Espécie e o Nº NF são preenchidos automaticamente.
Após, clique em para abrir a tela Selecionar Itens da NF de Entrada. É nela que uma nota de entrada (ou mais de uma) deve ser selecionada para ser relacionada à devolução. Para encontrar as NFs de entrada, você pode usar o número da nota fiscal, o Período de Entrada da NF e/ou um produto específico.
Se não for necessário a filtragem, clique apenas em Pesquisar.
Então, na grade, você verá a relação de todas as NF’s conforme os filtros de pesquisa inseridos:
Ao selecionar uma NF, a cor da linha ficará em destaque e a segunda grade será preenchida com os produtos da nota selecionada, a não ser que a nota já tenha sido devolvida na íntegra.
Na coluna Adicionar? selecione os itens que serão devolvidos ao fornecedor. Acima da grade, você pode selecionar todos os itens ao mesmo tempo, clicando em Marcar Todas ou ou retirar a seleção de todos clicando em Desmarcar Todas.
A quantidade a devolver dos itens é definida na última coluna e não pode ser maior que a quantidade disponível. Caso a quantidade a ser devolvida seja maior, deve ser referenciada mais de uma nota de entrada nessa devolução. Note também que a quantidade devolvida é unitária, independente da embalagem de compra da entrada da mercadoria e perfil utilizado.
Depois da seleção, clique em Adicionar. O ERP emitirá um alerta como esse e deixará a janela em branco para novos produtos de outra nota de entrada serem selecionados:
Terminando de selecionar todos os itens de devolução, ao fechar a janela e voltar à tela principal, verá que a(s) nota(s) de entrada selecionada(s) está(ão) devidamente referenciada(s) e os itens selecionados estão listados na grade Itens.
Como essa tabela apresenta muitas colunas, ela está separada por grupos que podem ser acessados pelos botões acima do seu cabeçalho. Ao clicar em um deles, a tabela se posiciona para que os campos relacionados ao botão clicado possam ser vistos.
Os campos editáveis apresentam uma caixa de texto para informar o valor quando necessário. São eles:
Na última coluna, a de Ações, é possível marcar a opção Ignora BC? para que a Base de Cálculo não seja considerada. Quando marcar essa opção, o ERP abrirá uma janela para que sejam visualizados os valores calculados pelo sistema e assim você poderá decidir se de fato esses valores (BC ICMS, ICMS OP, Isento e Outros) serão desconsiderados.
Ao desconsidera-los, os quatro campos se tornam editáveis para você aplicar as devidas correções sobre os valores desejados.
Ao clicar em Salvar, o ERP salvará as alterações. Voltando à tela principal, ainda na coluna Ações, é possível também Excluir um ou mais itens e, abaixo da grade, você pode conferir os subtotais.
Depois avance para a próxima aba.
Informe aqui os valores e detalhes referente ao transporte e observações da nota de devolução:
Coloque aqui os detalhes financeiros da NF.
Se o perfil de documento informado na primeira aba tiver a opção Gera financeiro? marcada em seu cadastro, essa aba se torna de preenchimento obrigatório. Caso contrário, ela se torna opcional. Saiba mais em Perfil de Documentos.
Você pode clicar em para que o ERP busque a condição de pagamento do fornecedor/perfil de documento. Pode ser que seja exibida essa mensagem:
Caso o sistema não encontre, coloque a condição manualmente.
O funcionamento:
Comece informando a Finalizadora, e depois, a data de vencimento. O valor da parcela estará preenchido com o valor total da nota, para facilitar. Clique em Adicionar para lançar a parcela à grade e repita esses passos para todas as parcelas da nota, se não for pago em uma única parcela.
Abaixo da grade, você pode colocar valores de Desconto e Encargos também.
Com tudo definido, pode clicar em Gravar.
Na última aba, Criticas, serão listadas as inconsistências, isto é, se for encontrada alguma.
Ao corrigir as críticas, clique novamente em Gravar e então o sistema informará:
Clique em Sim para transmitir a NF.
Observação: a NF será transmitida para a SEFAZ de acordo com o Ambiente (Homologação ou Produção) definido em Parametrização de NFe.
Clicando em Gravar, espere até o ERP exibir a mensagem:
Clique em Sim para transmitir a NF e aguarde o alerta de sucesso:
Se surgir algum erro, você pode clicar em Tentar Novamente ou Tentar mais Tarde.
O erro pode ser corrigido por meio da tela Manutenção Fiscal, conforme a orientação que o sistema exibe:
Mesmo que a nota não tenha sido transmitida ainda, ela já foi gravada e portanto já pode ser encontrada nos registros da tela. Os registros estão ordenados de forma a exibir as notas lançadas recentemente primeiro e você já poderá visualizar a Danfe de Conferência da nota por meio do botão Transmitir NFE.
Clique na setinha do lado direito do botão:
Clique em Visualizar Danfe de Conferência:
Clique em Imprimir, Download ou Transmitir para Sefaz:
Dependendo da data de saída da nota de devolução, você já poderá visualizar a movimentação do estoque, no Histórico de Produto.
Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
Continue na seção do Módulo Movimento!