Esta tela, como o próprio nome evidencia, possibilita a emissão de notas fiscais para cliente. Quando uma venda é realizada no PDV, é gerado um cupom fiscal eletrônico (CF-e). No entanto, se o pagamento não for feito no ato da venda, os cupons fiscais desse cliente podem ser acumulados ao longo do mês, permitindo que o acerto seja realizado em uma única fatura. Com isso, você pode emitir uma nota fiscal que englobará todos os cupons acumulados no período, facilitando o controle e o fechamento das vendas. Saiba mais em NF com Cupom Fiscal.
Outra forma de emitir a nota fiscal de cliente é inserindo manualmente os itens da venda sem a utilização do cupom. Essa prática não é muito comum. Saiba mais em NF sem Cupom Fiscal.
Veremos as duas formas no decorrer deste artigo.
Veja a sua tela inicial:
Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.
Além disso, configure os parâmetros relacionados à NF em Parametrização de NFe.
Lembre-se de estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.
A tela está dividida em abas. Veja a seguir o funcionamento delas:
Nessa primeira aba, a loja virá preenchida com sua loja padrão.
Selecione o Cliente e depois o Perfil do documento.
![]()
O perfil de documento só pode ser selecionado após a seleção do cliente, pois, se o cliente for de um estado diferente do estado da loja, apenas os perfis com CFOP interestadual poderão ser selecionados.
Para que o perfil apareça entre as opções, ele deve estar cadastrado com as seguintes características:
- Operação: Saída
- Emissão Nota Fiscal: Própria
- Tipo NF: Venda
- Inativo?: desativado
Fique atento: Apenas os perfis com essas características ficam disponíveis no campo.
![]()
Além disso, o CFOP atrelado a ele é de extrema importância, pois influencia o comportamento da tela.
Perfil atrelado ao CFOP 5929 ou 6929:
A tela apresenta a possibilidade de selecionar um cupom fiscal para montar a NF.
Perfil atrelado ao CFOP 5102:
Não será possível puxar os produtos de um cupom fiscal; eles terão que ser selecionados manualmente.
Se a opção Gera Financeiro? for marcada no perfil, a aba Financeiro terá que ser preenchida obrigatoriamente.
Se o perfil selecionado não conter todas as informações em seu cadastro (devido a um erro de importação, por exemplo), o ERP emitirá o seguinte aviso:
A espécie será sempre NFE e o número da NF será gerada no momento da transmissão.
Se o perfil selecionado estiver amarrado ao CFOP 5929 ou 6929, então clique em Buscar Cupom para abrir a seguinte janela.
Nela, informe os dados do cupom fiscal desejado para importar todos os itens vendidos. Importante: no campo Número do cupom, digite apenas números (deixe de fora ponto ou vírgula).
Se o ERP não encontrar a venda, ele informará:
Você pode gerar cupons por meio do PDV Online.
Voltando à tela principal, todos os cupons selecionados ficarão listados no campo Cupons Vinculados e os produtos já estarão adicionados na grade.
Observe que, como a tabela tem muitas colunas, há botões na sua parte superior para facilitar encontrar determinadas informações. Clicando sobre um deles, a tabela é direcionada aos campos que contém aquelas informações.
Note também que, abaixo da tabela, o sistema informa o total BC (base de cálculo), valor ICMS e total da NF.
Se o perfil selecionado não estiver amarrado ao CFOP 5929 ou 6929, então os itens devem ser informados manualmente. Ao tentar clicar em Buscar Cupom o sistema alertará:
No entanto, nesse caso, podem ser visualizados os campos referentes aos Itens da NF:
Com base nos valores, o sistema realiza o calculo do SubTotal.
Clique em Adicionar e repita o processo até incluir todos os produtos na NF. Se precisar editar ou excluir um item, faça-o por meio dos botões da coluna Ações.
Depois de concluir a montagem da NF, clique em Gravar. Quando estiver criando uma NF sem cupom, clique em Sim para gravar a nota mesmo sem nenhum cupom amarrado a ela.
Se o seguinte alerta aparecer, significa que a próxima aba deve ser preenchida:
Esta aba só é obrigatória se o perfil de documento selecionado no início tiver a opção Gera Financeiro? marcada.
Se este for o caso, obrigatoriamente:
O funcionamento:
Comece informando a Finalizadora, os Dias e Condição de Pagamento e depois, a data de vencimento. O valor da parcela estará preenchido com o valor total da nota, para facilitar. Clique em Adicionar para lançar a parcela à grade e repita esses passos para todas as parcelas da nota, se não for pago em uma única parcela.
Se necessário, você poderá editar ou excluir uma parcela pelos botões de ação.
O botão (Re) Calcular fica habilitado quando o cliente é selecionado e já existem itens adicionados na primeira aba. Ao clicar sobre ele, primeiro o sistema verifica se já existem parcelas preenchidas. Se houver, ele exibirá a mensagem:
Clicando em Não, o processo é abortado. Optando por Sim, as parcelas atuais serão limpas e ele buscará as condições do cliente selecionado. Não encontrando, o sistema buscará as condições de pagamento cadastradas no perfil do documento.
Se o cliente não possuir uma condição de pagamento e nem o perfil, o ERP exibirá essa mensagem:
Clicando em Gravar, espere até o ERP exibir a mensagem:
Clique em Sim para transmitir a NF e aguarde o alerta de sucesso:
Se surgir algum erro, você pode seguir a orientação que o sistema exibe:
Esta aba só estará disponível após a consulta ou pesquisa, pois no momento do lançamento ainda não haverá logs registrados.
Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
Continue na seção do Módulo Movimento!