Emissão de NF de Cliente

Emissão de NF de Cliente


Notes
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Conceito e Funcionalidade

Esta tela, como o próprio nome evidencia, possibilita a emissão de notas fiscais para cliente. Quando uma venda é realizada no PDV, é gerado um cupom fiscal eletrônico (CF-e). No entanto, se o pagamento não for feito no ato da venda, os cupons fiscais desse cliente podem ser acumulados ao longo do mês, permitindo que o acerto seja realizado em uma única fatura. Com isso, você pode emitir uma nota fiscal que englobará todos os cupons acumulados no período, facilitando o controle e o fechamento das vendas. Saiba mais em NF com Cupom Fiscal.

Outra forma de emitir a nota fiscal de cliente é inserindo manualmente os itens da venda sem a utilização do cupom. Essa prática não é muito comum. Saiba mais em NF sem Cupom Fiscal.

Veremos as duas formas no decorrer deste artigo. 

Veja a sua tela inicial:

Info

Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.

 

Dependências

Cadastre antes:

Além disso, configure os parâmetros relacionados à NF em Parametrização de NFe.

Lembre-se de estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso

WarningFique atento: O lançamento não será realizado se a data de entrada da NF for em um período fiscal já fechado. Saiba mais em Fechamento Fiscal.


Particularidades

A tela está dividida em abas. Veja a seguir o funcionamento delas:

Aba NF-e

Nessa primeira aba, a loja virá preenchida com sua loja padrão.

Selecione o Cliente e depois o Perfil do documento.

WarningFique atento: clientes que são órgãos públicos estaduais são isentos de arcar com os impostos envolvidos. Por isso é importante que no cadastro do cliente esteja marcada a opção Órgão Público Estadual
Quote

O perfil de documento só pode ser selecionado após a seleção do cliente, pois, se o cliente for de um estado diferente do estado da loja, apenas os perfis com CFOP interestadual poderão ser selecionados.

Para que o perfil apareça entre as opções, ele deve estar cadastrado com as seguintes características:

  • Operação: Saída
  • Emissão Nota Fiscal: Própria
  • Tipo NF: Venda
  • Inativo?: desativado

WarningFique atento: Apenas os perfis com essas características ficam disponíveis no campo.
Quote

Além disso, o CFOP atrelado a ele é de extrema importância, pois influencia o comportamento da tela.

Perfil atrelado ao CFOP 5929 ou 6929:

A tela apresenta a possibilidade de selecionar um cupom fiscal para montar a NF.

Perfil atrelado ao CFOP 5102:

Não será possível puxar os produtos de um cupom fiscal; eles terão que ser selecionados manualmente.

Se a opção Gera Financeiro? for marcada no perfil, a aba Financeiro terá que ser preenchida obrigatoriamente. 

Se o perfil selecionado não conter todas as informações em seu cadastro (devido a um erro de importação, por exemplo), o ERP emitirá o seguinte aviso:



Insira a Série e a data de Emissão e data de Saída.

A espécie será sempre NFE e o número da NF será gerada no momento da transmissão.

 

NF com Cupom Fiscal

Se o perfil selecionado estiver amarrado ao CFOP 5929 ou 6929, então clique em Buscar Cupom para abrir a seguinte janela.

Nela, informe os dados do cupom fiscal desejado para importar todos os itens vendidos. Importante: no campo Número do cupom, digite apenas números (deixe de fora ponto ou vírgula).

Se o ERP não encontrar a venda, ele informará:

Você pode gerar cupons por meio do PDV Online.

 

Voltando à tela principal, todos os cupons selecionados ficarão listados no campo Cupons Vinculados e os produtos já estarão adicionados na grade.

 

Observe que, como a tabela tem muitas colunas, há botões na sua parte superior para facilitar encontrar determinadas informações. Clicando sobre um deles, a tabela é direcionada aos campos que contém aquelas informações.

Note também que, abaixo da tabela, o sistema informa o total BC (base de cálculo), valor ICMS e total da NF.

 

NF sem Cupom Fiscal

Se o perfil selecionado não estiver amarrado ao CFOP 5929 ou 6929, então os itens devem ser informados manualmente. Ao tentar clicar em Buscar Cupom o sistema alertará:

 

No entanto, nesse caso, podem ser visualizados os campos referentes aos Itens da NF:

  • No campo Busca Produto informe o Código PLU, Código de Barras ou Descrição do item.

  • Coloque a Quantidade em seguida. Se der Enter, o produto será enviado à grade.

  • O Valor Unitário já vem preenchido com o preço atual de venda do produto, porém pode ser alterado, se necessário, assim como o valor de Desconto e Acréscimo

  • Os campos Tributação e CFOP são preenchidos de acordo com o produto selecionado. Quando forem alterados, isso não refletirá no registro do produto, apenas alterará o produto nessa nota que está sendo lançada.

  • Ative a opção Bonificado? quando o item for de bonificação. Não esqueça que o CFOP neste caso deve ser correspondente a essa operação de bonificação.

Com base nos valores, o sistema realiza o calculo do SubTotal.

 

Clique em Adicionar e repita o processo até incluir todos os produtos na NF. Se precisar editar ou excluir um item, faça-o por meio dos botões da coluna Ações.

Depois de concluir a montagem da NF, clique em Gravar. Quando estiver criando uma NF sem cupom, clique em Sim para gravar a nota mesmo sem nenhum cupom amarrado a ela.

 

Se o seguinte alerta aparecer, significa que a próxima aba deve ser preenchida:

 

Aba Financeiro

Esta aba só é obrigatória se o perfil de documento selecionado no início tiver a opção Gera Financeiro? marcada.

Se este for o caso, obrigatoriamente:

  • Parcela(s) deve(m) ser informada(s).
  • Total das Parcelas devem ser equivalentes ao Total NF.
  • Data Vencimento não deve ser anterior a Data Emissão/Entrada.
Quote

O funcionamento:

Comece informando a Finalizadora, os Dias e Condição de Pagamento e depois, a data de vencimento. O valor da parcela estará preenchido com o valor total da nota, para facilitar. Clique em Adicionar para lançar a parcela à grade e repita esses passos para todas as parcelas da nota, se não for pago em uma única parcela. 

Com tudo definido, pode clicar em Gravar.

Se necessário, você poderá editar ou excluir uma parcela pelos botões de ação.

 

O botão (Re) Calcular fica habilitado quando o cliente é selecionado e já existem itens adicionados na primeira aba. Ao clicar sobre ele, primeiro o sistema verifica se já existem parcelas preenchidas. Se houver, ele exibirá a mensagem:

 

Clicando em Não, o processo é abortado. Optando por Sim, as parcelas atuais serão limpas e ele buscará as condições do cliente selecionado. Não encontrando, o sistema buscará as condições de pagamento cadastradas no perfil do documento.

 

Se o cliente não possuir uma condição de pagamento e nem o perfil, o ERP exibirá essa mensagem:


Clicando em Gravar, espere até o ERP exibir a mensagem:

Clique em Sim para transmitir a NF e aguarde o alerta de sucesso:

Se surgir algum erro, você pode seguir a orientação que o sistema exibe:


Saiba mais em Manutenção Fiscal.

Alert
Não é possível excluir uma NF gravada, apenas cancele-a. Saiba mais em  Cancelamento de Nota Fiscal.

Aba Log

Esta aba só estará disponível após a consulta ou pesquisa, pois no momento do lançamento ainda não haverá logs registrados. 

Aqui, são exibidos os dados processados durante a geração do DANFE, o envio de e-mails e a comunicação com a SEFAZ, permitindo acompanhar a ordem dos eventos.
Depois que o processo for concluído, é possível clicar em Visualizar Danfe.


Depois que a Danfe for apresentada, é possível realizar o Download, Impressão ou Reenvio por E-mail por meio dos botões inferiores da tela.

Voltando à tela anterior, é possível realizar o download do arquivo de log presente no servidor e também visualiza-lo por meio dos botões de ação. 


Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

Continue na seção do Módulo Movimento!


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