A fim de auxiliar a organização financeira do seu negócio, essa tela possibilita criar Categorias e Subcategorias Financeiras. Você poderá criar Categorias que façam sentido de serem acompanhadas, deixando 100% personalizado à sua realidade. E sempre que surgir a necessidade, novas Categorias poderão ser criadas. Observe a sua tela inicial:
Você deve estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.
Este cadastro em específico apresenta uma estrutura diferente e por isso separamos o passo a passo em:
Para começar, aperte sobre o botão indicado para inserir uma Descrição e um Tipo (Receitas, Despesas ou Ambos) para a Categoria:
Para esclarecer, imagine que você tem um prédio e nele há várias saletas cujo intuito é de alugar para outras empresas como farmácia, lanchonete, pet shop, entre outros. Como todo prédio, o seu demanda Despesas, mas nesse caso, por causa dos aluguéis, ele também gera Receitas. Por isso, nossa Categoria teria 1. a Descrição: Prédio 2. o Tipo: Ambos (pois terá Subcategorias de Receitas e Despesas)
E como suas Subcategorias, por exemplo, teríamos: - Aluguel das Salas do Tipo Receitas - Manutenção do Tipo Despesas - Conta de Água do Tipo Despesas - Conta de luz do Tipo Despesas ... ![]() |
Depois de Salvar, todas as categorias serão listadas e será permitido
No entanto, só poderá ser excluída a categoria que estiver vazia. Caso contrário, o ERP informará:
Depois de remover as subcategorias e tentar novamente, a ação terá êxito:
Entrando em uma categoria, são visualizadas as suas respectivas subcategorias. Para voltar ao nível anterior, clique sobre o botão em destaque no exemplo:
A subcategoria é criada da mesma forma que a categoria. No entanto, o campo Tipo estará desabilitado tanto em seu cadastro quanto no momento em que ela for editada. Observe que ao passar o mouse sobre ele, o cursor mostra que não é possível altera-lo. Isso ocorre porque as subcategorias herdam o Tipo definido na Categoria pai.
Nada mais é do que a categoria que possui subcategorias. Conhece a expressão "Filho de peixe, peixinho é"? Pois então, o mesmo acontece com Categorias e Subcategorias. As subcategorias são "filhas" das Categorias Pai. Elas são chamadas assim porque da mesma forma que um filho herda características de seu pai, as subcategorias herdam o campo Tipo das Categorias.
Ou seja, sempre que a categoria for do tipo Receita, suas subcategorias também serão. E sempre que for do tipo Despesa, suas "filhas" serão também. A única exceção é quanto ao tipo Ambos, que permite que as filhas sejam tanto Receitas quanto Despesas.