Contas a Pagar

Contas a Pagar

Notes
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Conceito e Funcionalidade

Esta é uma tela financeira que será alimentada na maior parte do tempo de forma automática, através de outras rotinas do sistema. Porém, é possível também inserir informações manualmente. Assim, aqui serão armazenados todos os títulos a pagar, para manter as despesas organizadas e para que você possa acompanhar a saúde financeira do seu negócio.  

Info
Como todas as telas cadastrais, esta funciona da mesma forma.

Dependências

Lembre-se que você deve estar habilitado para acessar esta tela. Para configurar as telas que cada usuário tem acesso, visite Controle de Acesso.

Além disso, é importante verificar se todas as informações estão atualizadas em:

 

 

Particularidades

Modo Pesquisa

A tela em modo pesquisa apresenta cores diferentes para determinados registros.

Se a cor do registro for:
  1. Verde, isso indica que a conta está quitada
  2. Amarelo, indica que a conta contém parcelas vencendo essa semana 
  3. Vermelho, indica que a conta contém parcelas vencidas além dessa semana
Importante salientar que contas com múltiplas parcelas aparecem mais de uma vez na grade, pois cada parcela tem uma data de vencimento própria. Assim, diferentes parcelas de uma mesma conta podem ter cores distintas (verde, amarelo ou vermelho), conforme sua situação. 

A rotina

Para utilizar essa tela, basta preencher os campos que se encontram nela:


  • Loja - sua loja deve estar previamente cadastrada em Cadastro de Loja

  • Conta - também deve estar cadastrada em Cadastro de Conta Bancária

  • Parceiro - pode ser um cliente, fornecedor e até mesmo um funcionário seu que esteja nos registros do sistema em Cadastro de Cliente / Fornecedor

  • Categoria - selecione a opção de acordo com o tipo do título dentre as opções inseridas em Cadastro de Categoria Financeira

  • Informações do título, como data de Emissão e Entrada, Valor Nº Docto

    WarningAtenção: o valor deve ser maior que zero.

  • Informações para quitação: Finalizadora e Vencimento 

  • Quitado? - opção que se marcada, ativa o campo Quitação para inserir a data de quando foi quitado.

Abaixo há um espaço destinado aos dados do Aceite de Pagamento. Eles são exibidos quando o título já foi gravado e já foi relacionado a um Aceite de Pagamento. Caso não haja nenhuma informação, significa que o título em questão não possui um Aceite. Note que esses campos não permitem edição. Para isso, entre na tela Aceite de Pagamento.



Se necessário, você poderá acrescentar uma Observação também. 

Observe o preenchimento exemplificando um cadastro a seguir:


Ao clicar em Gravar, o ERP emitirá o alerta de sucesso:


Warning
Fique atento: todos os campos, com exceção da Observação, são de preenchimento obrigatório.
No entanto, se já houver um aceite de pagamento vinculado, não será possível excluir ou editar o titulo.
Ao clicar em Excluir, o ERP exibirá

Ao clicar em Gravar, ele informará:


Para relacionar um título à um Aceite, acesse: Aceite de Pagamento

Info

Posso cadastrar a mesma conta duas vezes?

Não, pois o sistema impede a duplicidade de contas, o que garante maior segurança financeira. Se for utilizada a mesma Loja, Pessoa, Data de Emissão, Documento, Quantidade de Parcelas, e/ou Código de Barras do Aceite (se for um aceite), o ERP emitirá o seguinte alerta:


Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
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