Olá, nosso mais novo parceiro! Parabéns pela sua escolha em adquirir o Konvix Gestão. Esperamos que essa poderosa ferramenta alavanque os seus negócios em direção ao sucesso.
Sempre que precisar, pode contar com este acervo de materiais para tirar dúvidas e realizar suas consultas. Aqui nessa seção abordaremos tudo que você precisa saber para se familiarizar com o sistema. Estamos ansiosos para apresentar todas as funcionalidades que temos, vamos lá?
Primeiro Login
Antes de mais nada, precisamos entrar na aplicação através de um e-mail e senha. Caso não os possua, peça ao administrador do sistema (o primeiro usuário). Se ele já enviou o convite para você por e-mail, basta acessá-lo para poder configurar a sua senha. O processo é simples como no exemplo a seguir.
Júlia ainda não acessou o sistema, e ao abrir o e-mail, encontrou essa mensagem na caixa de entrada. (Ela poderia ficar na caixa de Spam também).
Ao clicar no botão Criar Senha, Júlia conseguiu configurar a sua senha através dessa tela:
Agora, se o seu administrador não enviou o convite por e-mail, é possível que ele próprio tenha configurado uma senha de acesso para você. Nesse caso, peça a ele o e-mail e senha cadastrado para que você possa acessá-lo nesta página:
Home - tela inicial
Ao entrar na plataforma, essa será a sua página inicial:
Perceba que na parte superior há uma sequência de botões que te trazem à base de conhecimento do sistema, aos artigos iniciais para se familiarizar com a ferramenta.
Abaixo, há um agrupamento de ações do Konvix Gestão para adiantar algumas das rotinas mais usuais. Agora, essa seção conta com 13 botões, cada um direcionando para uma tela específica do sistema:
Ao clicar em qualquer um desses botões, você será redirecionado diretamente para a respectiva tela.
Também encontramos a Dashboard. Essa seção foi projetada para exibir essas informações de forma visual e acessível.
Há um botão de atualizar tudo, permitindo que os dados sejam recarregados a qualquer momento.
Além disso, a Dashboard apresenta sete grupos com funcionalidades específicas:
A Pagar: Exibe valores a pagar no dia e valores já quitados. Clicando sobre o valor, o sistema abre a tela de Contas a Pagar com os filtros respectivos já aplicados.
A Receber: Mostra valores a receber no dia e valores já recebidos, com acesso à tela de Contas a Receber. Clicando sobre o valor, o sistema abre a tela com os filtros respectivos já aplicados.
Venda: Apresenta o total vendido no dia, número de cupons emitidos e ticket médio, direcionando para relatórios de vendas.
Produtos: Exibe um gráfico sobre produtos com estoque, sem estoque, e com estoque baixo. Ao clicar nos produtos com estoque baixo, a plataforma abrirá a tela de Cadastro de Produtos com o filtro respectivo aplicado. Também exibe quantidade de produtos ativos com link para o Mix de Produto.
Venda (Gráficos): Mostra 3 gráficos com os valores correspondendo ao dia de hoje, a 7 dias anteriores ou a 30 dias atrás. Para exibir o faturamento do período selecionado, é apresentado um gráfico de linha. Para exibir os meios de pagamentos das vendas do período, é exibido um gráfico de pizza. E para exibir os departamentos dos produtos vendidos, é exibido um gráfico de pizza também.
Caixas Hoje: Apresenta um gráfico de barras com valores de cada PDV no dia atual. Ao clicar no ícone de atualizar, esse grupo é recarregado individualmente.
Ocorrências: Lista cupons pendentes de transmissão, NFes pendentes, direcionando para as telas correspondentes.
Além disso, note que há uma barra superior na plataforma. Através dela, você poderá:
acessar o Menu,
utilizar a barra de pesquisa,
fechar todas as telas abertas de uma vez,
selecionar a sua loja padrão,
visualizar notificações,
acessar o menu do usuário, onde você pode consultar informações da empresa, gerenciar sua conta e seu plano, e fazer logout.
Para abrir ou fechar um desses itens, basta clicar sobre eles.
Conhecendo o Menu
O menu organiza as páginas de acordo com os módulos as quais elas pertencem (Base, Financeiro, Configurações, Movimento).
Do lado esquerdo do Menu, há cinco botões de acesso rápido e abaixo deles estão os botões dos módulos. Vamos conferir cada um deles.
O primeiro botão mostra as telas agrupadas de acordo com o processo do qual fazem parte. Por exemplo, a trilha relacionada a vendas contém as telas:
PDV Online,
Pedido de Venda,
Relatório de Vendas,
Relatório de Vendas por Dia e
Conferência de Vendas.
Este agrupa todas as telas do sistema. Ou seja, quando quiser pesquisar uma tela e não souber a qual módulo ela pertence, selecione este botão.
Aqui você verá as 10 telas que foram abertas por último.
Quando alguma tela for favoritada, ela será exibida aqui nesta lista.
Diferente das telas Recentes, as Mais acessadas são aquelas abertas em uma frequência maior do que as outras, não importando "quando", mas sim o "quanto" foi aberta.
Observe a seguir a demonstração do usuário favoritando suas telas e acessando-as rapidamente:
Já os botões dos módulos não têm mistérios. Clicando sobre eles, veremos a lista de telas que o módulo possui.
Na barra de pesquisa, você pode digitar o título ou descrição da tela para encontrá-la.
Abrindo telas
No menu, ao clicar sobre o nome das telas, elas serão abertas e você poderá mantê-las abertas simultaneamente. Elas ficarão organizadas em forma de aba uma ao lado da outra e ao atingir o limite de telas que a plataforma suporta abrir (devido ao consumo de memória), uma mensagem do lado inferior direito aparecerá:
Para exemplificar o uso dessa funcionalidade, imagine que você está cadastrando um produto e esqueceu de cadastrar antes o seu fornecedor. Para não perder todas as informações inseridas no formulário de produtos que ainda não estão salvas, você digita na barra de pesquisa Fornecedor e clica sobre a tela Cadastro de Fornecedor. As duas telas ficarão abertas até que você decida fechá-las pelo x de cada uma delas.
Ao clicar no botão + Novo Registro, o primeiro campo disponível na tela receberá o foco. Essa funcionalidade foi criada para agilizar e melhorar a usabilidade das telas. Essa função também ocorre com os botões Gravar e Limpar Campos encontrados no final das telas.
Nota técnica: tal funcionalidade tem efeito apenas para campos do tipo texto, numérico e data.
Para fechar todas as janelas abertas de uma vez, você pode usar o botão Fechar Telas.
Tipos de telas e seus comportamentos
As telas no sistema podem ser classificadas como cadastrais, de ação ou de relatório, e cada uma delas possui comportamentos específicos:
Telas Cadastrais: Permitem o registro e a edição de informações. Algumas dessas telas abrem diretamente no modo de pesquisa, especialmente quando o cadastro contém poucos registros ou apenas um, como no caso do Cadastro de Loja. Nesse cenário, a abertura automática com todos os registros já pesquisados facilita o acesso às informações.
Fique atento: Caso você fixe uma consulta específica, ela será mantida como padrão. Se preferir, é possível desafixá-la para que a tela volte a abrir sem nenhum critério de pesquisa.
Telas de Ação: Essas telas são projetadas para realizar operações no sistema, e por isso não possuem a abertura inicial com o botão + Novo Registro. Nesses casos, a tela já inicia diretamente no contexto da operação a ser realizada. Exemplo: Mix de Produto.
Telas de Relatório: Voltadas para exibição e análise de dados, sem permitir alterações diretas nos registros. Exemplo: Relatório de Vendas.
Por que devo escolher uma loja padrão?
Quando o usuário tem acesso a mais de uma loja, é importante escolher qual delas será a loja padrão porque assim ela poderá ser selecionada automaticamente. Isso evita que erros de digitação ou desatenção sejam cometidos pelo usuário. Veja dois exemplos a seguir com telas diferentes:
Exemplo 1 - Minha loja padrão é a primeira. Ao abrir a tela Tabela de Preços, o campo Loja veio preenchido com os dados da minha loja padrão.
Exemplo 2 - Minha loja padrão continua sendo a segunda. Ao abrir a tela Mix de Produtos, a loja 2 já estará selecionada, podendo eu selecionar também as outras lojas, pois a utilidade da tela permite a seleção de mais de uma loja.
Para que a alteração da loja padrão seja concluída, você deve sair e entrar novamente na plataforma com seu login e senha.
Simples, não? Esperamos que continue nessa jornada conosco para usufruir o máximo da ferramenta que adquiriu. Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
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