SPED EFD-Contribuições

SPED EFD-Contribuições


Notes
Caminho de Acesso: Menu > Módulo Fiscal > Sped EFD-Contribuições

Conceito e Funcionalidade

A tela SPED Fiscal foi desenvolvida para atender às exigências fiscais relacionadas à geração do arquivo SPED. Esse arquivo segue o layout estipulado pelo Guia Prático da Receita Federal, agrupando blocos de informações como abertura, documentos fiscais, apuração de ICMS e encerramento.

Quote
O que é o SPED?
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é uma plataforma criada pelo governo federal para o recebimento e centralização de informações contábeis e fiscais, visando a integração entre os Fiscos federal, estaduais e do Distrito Federal. Sendo um sistema abrangente, o SPED é estruturado em diversos projetos, cada um direcionado a uma área específica da escrituração fiscal e contábil, otimizando a comunicação e o compartilhamento de dados entre os órgãos fiscais.

A escrituração fiscal é dividida em dois projetos:

  1. Sped Fiscal:  impostos recolhidos pelo estado (ICMS e IPI) - realizada em Sped Fiscal.
  2. Sped Contribuições: referente aos tributos federais (PIS e COFINS) - feita aqui nessa tela.

Com essa funcionalidade, você pode:
  • Gerar arquivos SPED conforme os perfis e finalidades exigidos.
  • Salvar e acompanhar o status dos processos de geração.
  • Monitorar logs e baixar os arquivos gerados automaticamente ou manualmente.
Info
Quem deve gerar o EFD - Contribuições?
Deve entregar o EFD - Contribuições todas as pessoas jurídicas sujeitas à apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS, incidentes sobre o faturamento e a receita, tanto nos regimes não cumulativo quanto cumulativo.


Info
Assim como outras telas de ação, essa não possui o componente padrão de pesquisa, sendo voltada para processos específicos e rápidos.

Dependências

Você deve estar habilitado para acessar esta tela com o Controle de Acesso adequado.
Antes de gerar o arquivo do SPED, é importante:
  1. Configurar o tipo de regime da loja:
    Acesse a tela Regras de Loja e informe o tipo de regime tributário da loja.

  2. Identificar impostos e contas contábeis:
    Utilize a tela Cadastro de Identificação Contábil para cadastrar as respectivas contas contábeis dos impostos.

  3. Vincular o CFOP e ID Contábil ao perfil de documentos:
    Na tela Perfil de Documentos  associe CFOPs e IDs Contábeis ao perfil de documento a ser utilizado.

  4. Revisar e ajustar o tipo de item e ID Contábil dos produtos:
    Na tela Cadastro do Subgrupo, preencha o tipo de item e também o ID contábil dos seus produtos.

  5. Fechar o mês fiscal:
    Realize o Fechamento Fiscal mensalmente na tela correspondente.


Particularidades

Siga os passos abaixo para realizar a geração do arquivo:

1. Definir os parâmetros


Lojas:
Selecione uma ou mais lojas para terem o Sped gerado.

Mês e Ano:
Preencha o mês e o ano para os quais deseja gerar o arquivo. Por padrão, a tela já abre com o mês e ano atual.

Tipo Escrituração:
Defina o tipo da escrituração.
  • Original: Para arquivos iniciais.
  • Retificadora: Para corrigir arquivos gerados anteriormente.

Nº Recibo:
Quando o tipo de escrituração é Retificadorainforme o número do recibo com 41 caracteres.


2. Gerando o Arquivo

Clique no botão Gerar Arquivo para iniciar o processo. Durante a geração:
  • Todos os campos e botões serão desabilitados.
  • Os logs de execução aparecerão na grade na parte inferior da tela.
WarningImportante: O sistema atualiza os logs automaticamente a cada 5 segundos. Caso prefira, clique no botão Atualizar para exibir os logs manualmente.

Notes
Verificação de Pendências
O sistema verifica se as vendas realizadas no período selecionado para a geração do arquivo foram conferidas. Caso existam dias com vendas pendentes, uma mensagem será exibida listando os dias que possuem pendências, detalhando quais registros precisam ser revisados. Nesse caso, a geração do SPED ficará bloqueada até que todas as pendências sejam resolvidas na tela Conferência de Vendas
Se todos os dias estiverem conferidos e não houver pendências, a geração do SPED prossegue normalmente.
Clicando em "Conferência de Vendas" o sistema abrirá a tela para regularizar a situação.


3. Salvando e Baixando o Arquivo

Quando o processo é iniciado, as informações são salvas no sistema. 

Uma vez que o processamento esteja completo, um arquivo zipado contendo os dados fiscais é gerado. Cada loja terá seus dados separados dentro do arquivo zip, garantindo uma organização clara e fácil de usar. Após a conclusão, o arquivo gerado ficará disponível para download.

Esse arquivo pode ser baixado de três formas:

  1. Automaticamente: Assim que o processo for concluído.


  2. Botão "Baixar Arquivos": Clique para fazer o download.


  3. Central de Notificações: um link para o arquivo estará na notificação.


Restou alguma dúvida? Busque em Perguntas Frequentes e, se não encontrar, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
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